Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON

Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de ExteriorEscola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de InterioresEscola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de ExteriorEscola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de ExteriorEscola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Mais Imagens+ 27

  • Arquiteto Responsável: Pooja Khairnar
  • Projeto Iniciado E Fundado Por: VasundharaTalware, Shree Saraswati Foundation (NGO)
  • Equipe De Projeto: Pooja Khairnar, Aashlesha Bhosale, Tanishq Tejnani, Harshada Pathrabe, Shrutika Oak, Akshay Sonawane
  • Gestão De Finanças : BhagyashreeTalware
  • Apoio à Ong: Manjari Shah
  • Equipe De Gestão: Snehal Joshi
  • Engenharia: Talware Group, Aadesh Kankaria
  • Construtor Chefe: Salim Khan
  • Gestão Do Terreno: Pooja Khairnar, Rishikesh Khedkar, Snehal Joshi
  • Cidade: Sawarpada
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior
© Aashlesha Bhosale

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta história começa há muito tempo com um professor visionário. Ele desenvolveu um método único para ensinar estudantes em situação de vulnerabilidade de uma região rural na Vila Sawarpada, na Índia. Nos últimos 10 anos dois professores ministraram aulas para 40 alunos em uma sala hexagonal. Por falta de recursos, descobriram uma forma de aproveitar as paredes, pisos e até as árvores existentes para suas aulas.

Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior
© Aashlesha Bhosale
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Imagem 22 de 32
Planta
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Interiores
© Yash Katariya

O fundador da `Fundação Shree Saraswati, uma ONG que financia aldeias e escolas, recebeu um pedido deste professor para uma sala de aula adicional com paredes baixas. A abordagem do projeto de arquitetura foi principalmente para se concentrar em fornecer os recursos adequados para a escola, considerando sua forma de aprendizagem, juntamente com a infraestrutura multifuncional para os moradores, pois há uma falta de instalações básicas, como saúde e espaços de reuniões sociais.

Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior
© Yash Katariya

Conceito

A ideia inicial era ter um conjunto contínuo de curvas para obter uma parede composta, dispostas em uma configuração que resolvesse as sala de aula internas e as áreas de lazer externas. Essa curva funcionaria como uma lousa sem fim para a escrita. Posteriormente, foi desenvolvida como uma parede única curva em vez de várias pequenas curvas que garantiam a utilização do espaço também para atividades comunitárias. Essa origem também responderia à sala de aula hexagonal existente, fornecendo conectividade e facilidade de movimento.

Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior
© Aashlesha Bhosale

Um espaço coberto é criado adicionando uma parede paralela à curva que pode acomodar duas salas de aula. Nesta formação é criada uma área de atividade informal que divide e conecta ambas as salas de aula. Isso também ajuda o único professor a estabelecer controle sobre os alunos e ajudá-los a estudar em colaboração, como faziam anteriormente. A adição de pátios semicirculares na sala de aula foi uma resposta para incluir as árvores existentes plantadas pelos alunos nas instalações.

“Primeiro a vida, depois os espaços, depois os edifícios - o contrário nunca funciona" - Jan Gehl

Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior
© Aashlesha Bhosale
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Imagem 24 de 32
Corte BB
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior
© Aashlesha Bhosale

Experiência espacial - para abraçar o estacionamento, uma superfície preta côncava é definida na entrada. A abertura estreita se torna a entrada que o direciona para o playground circular cercado por um pedestal circular conectando a estrutura antiga e a nova. Além disso, uma mudança de nível é criada para incluir um anfiteatro e um palco. A parede preta que envolve o espaço aberto central é cortada em arcos invertidos em algum ponto onde a aldeia e a escola podem interagir uma com a outra. Esses arcos invertidos também se tornam o elemento lúdico para as crianças. As salas de aula são forradas com cobertura metálica que acompanha a curva da parede, complementando os espaços interno e externo. A cor de terracota do telhado se funde com a paisagem circundante. 

Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Imagem 13 de 32
© Yash Katariya
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Imagem 29 de 32
Diagrama - Atividades relacionadas à saúde
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Aashlesha Bhosale

Dentro ou fora, horizontal ou vertical, sólido ou vazio, borda ou superfície, todos juntos são a tela para a comunidade espalhar a cor de sua vida: espaços de aprendizagem, festivais, oficinas, encontros sociais, campanhas políticas, performances, peças de teatro , cuidados de saúde temporários e muito mais, daí o nome 'Community Canvas', a Tela da Comunidade.

Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON - Fotografia de Exterior
© Aashlesha Bhosale

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sawarpada, Maharashtra 422204, ÍIndia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON" [Community Canvas School / pk_iNCEPTiON] 14 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964988/escola-community-canvas-pk-inception> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.