Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects

Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de InterioresUma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraUma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaUma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaUma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Mizuno Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  71
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bosch, FLOS, GRAPHISOFT, WEST
  • Arquiteto Responsável: Yoshiyasu Mizuno
  • Estrutura: RGB structure
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores
Courtesy of Mizuno Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a residência do arquiteto e sua família, um casal entorno dos 40 anos e seus dois filhos. Localizado a pouco mais de 30 minutos de caminhada da Estação Fujieda, o projeto acontece sobre uma antiga estrutura chamada  “sengan-zutsumi”, construída durante o período Edo para proteger a região de enchentes do Rio Oi. 

Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Viga
Courtesy of Mizuno Architects

Depois que o “sengan-zutsumi” deixou de ter utilidade, ele foi removido e o local foi usado por muito tempo como terra agrícola, e agora a área foi reorganizada, delimitando quatro lotes para novas construções. Ao norte, próximo ao terreno, há um museu que guarda a história do “sengan-zutsumi", o qual fica em um lote 1.30 metros mais alto que o lote do projeto, e é tombado para preservar o que resta da estrutura original. Além disso, como os dois lotes ao norte foram nivelados cerca de 45 cm mais altos do que as duas parcelas do sul e 70 cm mais altos do que a estrada ao leste, a diferença de nível máxima entre os lotes é de aproximadamente 2 m.

Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
Courtesy of Mizuno Architects
Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Imagem 20 de 24
Planta
Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
Courtesy of Mizuno Architects

Esses diferentes níveis de solo permite perceber o local de vários pontos de vista diferentes. Ao colocar em camadas a vida futura da família e a história e condições do local, pretendia-se, com o projeto, atualizar o ambiente criando um edifício indispensável para o local e seus ocupantes. Primeiro, decidiu-se tratar todas as direções igualmente, em vez de colocar a casa em uma determinada direção ou vista específica. A ideia é que na vida cotidiana, a consciência de cada membro da família sobre o que está dentro e o que está fora, nem sempre está orientada em uma direção favorável.

Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Viga
Courtesy of Mizuno Architects

Novos diálogos se espalham radialmente para fora da consciência diária e se tornam uma chance de explorar uma maneira de viver uma vida mais ativa e altamente sensível. Mesmo tendo que ser ajustados ocasionalmente em termos de privacidade e impacto ambiental, os diferentes níveis de solo naturalmente distanciam dos arredores, permitindo tratar o meio ambiente dessa forma. A “estrutura livre” e a “centralidade moderada” mostrava que pretendia-se criar um espaço complexo com um sistema simples. Com base em uma grade de 2.73 x 2.73 m, cada pavimento tem três eixos nos sentidos X e Y, totalizando nove linhas por nível. 18 eixos em dois pavimentos constituem uma estrutura extremamente simples, onde se alinham estruturas de concreto armado e estruturas de madeira.

Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Imagem 21 de 24
Corte
Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Viga
Courtesy of Mizuno Architects

Embora o grid componha o espaço, são usados vários materiais para compor o grid, como paredes de concreto, vigas de madeira e vidro, tornando a estrutura mais complexa do que parece no desenho da planta. Além disso, o piso do primeiro pavimento é parcialmente elevado em 80 cm, criando um espaço com uma série de condições diferentes. Os eixos se desvanecem e se tornam uma pequena linha de orientação que sustenta o espaço. Uma escada em espiral é colocada no centro do grid para abrir espaço em todas as direções. Este não é um “símbolo” consagrado no centro da casa, mas sim um elemento que garante uma circulação eficiente. A parte inferior da escada está voltada para a cozinha permitindo fácil acesso ao closet e banheiro nos mezaninos.

Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Interiores, Viga
Courtesy of Mizuno Architects

Enquanto isso, como existem muitas formas de acessar a escada central, cada membro da família pode escolher o caminho desejado, e ele se atualiza diariamente em sua mente como uma trilha de animais. Além disso, o espaço da escada em espiral tem 4,5 tatames de tamanho, que podem ser usados não apenas como passagem, mas também como um lugar para ler um livro, tocar um instrumento musical ou apenas olhar para o céu. O significado da escada em espiral como lugar ou passagem supera seu impacto como objeto, obtendo uma moderada centralidade. O projeto discute as condições das casas que centralizam suas rotinas em torno de uma sala de estar e TV para uma outra, que valoriza a diversidade dos indivíduos. Embora este espaço pareça complexo e flexível à primeira vista, sua flexibilidade não é incontrolável, como se fosse liberada na floresta. Ao implementar uma centralidade moderada ou um espaço vago em segundo plano, a casa se torna um lugar para a família adquirir liberdade na vida cotidiana.

Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects - Fotografia de Exterior
Courtesy of Mizuno Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Uma Casa em Shimoaojima / Mizuno Architects" [A House in Shimoaojima / Mizuno Architects] 13 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964971/uma-casa-em-shimoaojima-mizuno-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.