Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos

Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Exterior, EscadaPraça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de InterioresPraça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores, CorrimãoPraça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores, FachadaPraça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: HDH arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1249
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:David Zarzoso
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Chaos Group, LURKOI, Robert McNeel & Associates, SULO
  • Equipo De Diseño: Álvaro Hidalgo Núñez, Francisco Hidalgo Núñez, Teresa Sanchis Darocas
  • Consultores: Alejandro Yllera González
  • Colaboradores: Francisco Hidalgo Delgado
  • Cidade: Valencia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Exterior
© David Zarzoso

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Paisajes de juego - Praça Santa María Mazzarello" de HDH arquitectos, pretende recuperar um espaço urbano perdido e estabelecer um ponto de encontro lúdico-social que, inserido em um espaço verde, protegido do tráfico dos carros, servirá como vetor de conexão entre a Av. De La Constituició e a Av.  Primado Reig. A intervenção conta com um amplo espaço de lazer infantil ao redor do qual se articula uma série de caminhos, jardineiras e áreas verdes.

Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Exterior
© David Zarzoso
Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Imagem 16 de 20
Planta
Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores
© David Zarzoso

O espaço central foi concebido como uma extensão das criações e experiências reunidas em outros projetos desenvolvidos no escritório HDH arquitectos. Esta continuidade deixou claro que, para uma criança, jogos com um nome, formalmente reconhecíveis como, por exemplo, um castelo ou uma casinha, às vezes não passam de "brinquedos" com regras de uso, dando origem a jogos repetitivos que não despertam a criatividade das crianças. Este projeto, ao contrário, está comprometido com uma "paisagem lúdica" na qual as crianças podem desenvolver livremente suas ideias e imaginação.

Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© David Zarzoso
Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© David Zarzoso
Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores
© David Zarzoso

Para tornar isso possível, é necessário um sistema livre, no qual a criança possa gerar suas próprias regras. O objetivo é despertar a criatividade das crianças ao utilizar um espaço através de diferentes tipos de superfícies, materialidades e formas. Por um lado, são criados dois planos de jogo independentes que, sem se tocarem, envolvem uma massa de ar que se expande e se contrai, propondo o atravessar do espaço como um jogo em si mesmo. Por outro lado, cada um desses planos se transforma permitindo receber os jogos tradicionais, tais como pedras de escalada, rede de subida vertical, escorregadores, etc. sempre como um mecanismo de transição entre os dois planos. Esta dupla horizontalidade oferece rotas infinitas que permitem à criança experimentar sensações diferentes usando os mesmos elementos. 

Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores
© David Zarzoso
Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Imagem 20 de 20
Corte
Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Exterior
© David Zarzoso

Após a intervenção, a Praça Santa Maria Mazzarello afasta os usos impróprios que ela tem recebido nas últimas décadas, para receber atividades de bairro associadas ao seu entorno imediato. À medida que se caminha pelo novo parque, é possível encontrar diferentes atividades. A área verde ao lado da entrada, sob a sombra das árvores, bancos e assentos servem como um prelúdio para a peça central do jardim. Mas também como um ponto de encontro com a saída da escola, localizada a poucos metros de distância. Continuando para o leste, cruzando a área verde, o plano do piso desce e o ritmo das crianças acelera para chegar à área central de brincadeiras. A partir deste ponto, a criança se torna a protagonista de uma paisagem concebida e projetada para brincar. E assim, funcionando como uma praça, esta pequena porção da cidade chamada Praça Santa Maria Mazzarello recupera sua identidade.

Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos - Fotografia de Interiores
© David Zarzoso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza Sta. María Mazzarello, 46019 Valencia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça Santa María Mazzarello / HDH arquitectos" [Plaza Santa María Mazzarello / HDH arquitectos] 12 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964867/praca-santa-maria-mazzarello-hdh-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.