Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura

Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Janela, CorrimãoCasa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaCasa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, Bancada, CorrimãoCasa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores, CercaCasa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Mais Imagens+ 33

Aveiro, Portugal
Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Janela, Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de S.Bartolomeu, situa-se numa área central da cidade de Aveiro, limítrofe ao seu centro histórico - Bairro Beira Mar. A rua, que dá nome á casa, concretiza a transição entre habitações unifamiliares de 2 pisos - mais antigas, e edifícios de habitação multifamiliar de 4 pisos – mais recentes.

Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Imagem 36 de 38
Planta
Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Cerca
© Ivo Tavares Studio

Próximo de serviços, comércio, bombeiros, escola e junta de freguesia, a envolvente expressa características locais em convívio com materiais e linguagens contemporâneos. Nesta situação, o edifício, que é uma intervenção nova, replica e reinterpreta as características do local, através do ritmo da fenestração e materiais de revestimento.

Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, Bancada, Corrimão
© Ivo Tavares Studio
Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Imagem 37 de 38
Corte
Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Ivo Tavares Studio
Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário
© Ivo Tavares Studio

A volumetria foi a estabelecida pelos serviços autárquicos, para concretização da transição da zona histórica para a zona de construção mais recente. O edifício encontra-se dividido em duas habitações tipo T2 com logradouro privativo. Dada a reduzida dimensão da parcela, a organização do seu interior pretendeu a otimização da sua área de construção e valorizou-a pela relação com o jardim posterior.

Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Os interiores das habitações, refletem a sua localização central da cidade, com espaços pragmáticos e funcionais. Os materiais empregues, para além de considerarem as características do local, respondem eficazmente ao habitar contemporâneo, com qualidade e acabamentos superiores.

Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada, Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa S.Bartolomeu / Sónia Cruz - Arquitectura" 12 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964818/casa-sbartolomeu-sonia-cruz-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.