Casa em Amares / Luís Peixoto

Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de ExteriorCasa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de InterioresCasa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de ExteriorCasa em Amares / Luís Peixoto - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Luís Peixoto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  249
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arménio Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CS Coelho da Silva, Cortizo, Doerken, Recer, Sanindusa, Sanitana, Velux
  • Lead Architects: Luís Peixoto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em Amares resulta da reabilitação e ampliação de uma antiga casa rural proveniente do século XVIII, situada numa zona residencial de baixa densidade, intercalada por terrenos agrícolas e florestais, próxima da Serra do Gerês. Os principais desafios resultaram da necessidade de adaptar a construção existente às exigências e aos padrões do habitar contemporâneo, sem com isso comprometer a coerência compositiva e temporal do conjunto. A proposta divide-se em dois volumes, sendo a expressão autónoma de cada um, o resultado da sua circunstância temporal específica. Essa dualidade traduz-se também ao nível funcional, através de conceções distintas do espaço doméstico que coexistem e se articulam num mesmo conjunto.

Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior
© Arménio Teixeira
Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior
© Arménio Teixeira
Casa em Amares / Luís Peixoto - Imagem 20 de 24
Detalhe
Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior
© Arménio Teixeira

O volume de entrada na habitação coincide com a casa original, cuja imagem exterior, a estrutura e o sistema de distribuição foram essencialmente mantidos, incluindo a entrada principal, feita tradicionalmente através da cozinha, enquanto espaço central da vida doméstica rural. As características da casa antiga favorecem um ambiente de abrigo e intimidade, devido à sua construção tradicional e pragmática, caracterizada por dispor de compartimentos restritos, muros espessos e vãos reduzidos que condicionam a entrada da luz natural, acomodando funções básicas intemporais, tais como cozinhar e tomar as refeições, cuidado íntimo e repouso.

Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Arménio Teixeira
Casa em Amares / Luís Peixoto - Imagem 18 de 24
Planta Baixa
Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Interiores
© Arménio Teixeira

Ao contrário do que sucede na casa antiga, o novo volume configura um open-space, fortemente iluminado e exposto à paisagem, mais propenso à contemplação do exterior do que à interioridade da vida doméstica, distinguindo-se também dos restantes espaços pela sua amplitude e flexibilidade de uso. Por outro lado, enquanto a casa antiga assenta diretamente no terreno, o novo volume é elevado sobre pilares de betão e pousado sobre uma viga reutilizada de um acrescento anterior. 

Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Interiores, Cerca
© Arménio Teixeira
Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Interiores
© Arménio Teixeira

A ampliação da casa original toma a forma de um volume em betão aparente, com um vão inteiramente voltado para a paisagem que se estende em toda a sua largura, transportando-a para o interior. A linguagem da construção nova reinterpreta, assim, a lógica construtiva dos espigueiros tradicionais do norte de Portugal, reforçando esta relação através do uso de ripado nas portadas de madeira vermelhas que caracterizam a fachada nascente.

Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior
© Arménio Teixeira

Apesar de assumir uma espacialidade, uma linguagem e um sistema construtivo modernos, o novo volume não deixa de estabelecer relações com as tradições locais, do mesmo modo que, num sentido inverso, a casa antiga é adaptada para responder às necessidades do habitar contemporâneo.  A estratégia de projeto assentou assim num jogo de confronto e de diálogo entre espacialidades, materiais e formas provenientes de tempos distintos, procurando superar a oposição entre tradição e inovação, e perseguindo uma harmonia dentro do seu contexto e, em simultâneo, trabalhando para a sua revitalização.

Casa em Amares / Luís Peixoto - Imagem 23 de 24
Croqui
Casa em Amares / Luís Peixoto - Fotografia de Exterior
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Amares / Luís Peixoto" 02 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964801/casa-em-amares-luis-peixoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.