Casa La Mandarina / LVS Architecture

Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de ExteriorCasa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de InterioresCasa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de ExteriorCasa La Mandarina / LVS Architecture - Mais Imagens+ 19

Tapalpa, México
  • Arquitetos: LVS Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fundermax, AutoDesk, Comex, REHAU, Trimble Navigation, Zenth
  • Arquitetura: Luis Othón Villegas Solís
  • Documentos Construtivos: Enrique Rivera Valdivia
  • Projeto De Interiores: Idhalí Navarro
  • Construção: José Luis Santillan & Hugo Jimenez - Dare Arquitectura
  • Cidade: Tapalpa
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. La Mandarina é um projeto residencial e de veraneio para uma jovem família. Trabalhamos de perto com suas ideias e desenvolvemos um esquema formal que permite aos visitantes apreciar a floresta de qualquer espaço dentro da casa em direção ao magnífico entorno arborizado. O conceito gira em torno de uma geometria composta de três volumes conectados com corredores e pontes, e movendo-se naturalmente através do solo. O objetivo era alcançar uma experiência cinematográfica cheia de movimentos e momentos surpresa, onde os volumes sempre enquadram visuais espetaculares em direção à floresta.

Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea
Casa La Mandarina / LVS Architecture - Imagem 17 de 24
Planta Primeiro Pavimento - Entrada
Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea

Os hóspedes são convidados a caminhar e observar a casa desde a encosta e por cima do terreno. Ter um terreno arborizado e declives íngremes beneficiou o conceito porque essa situação oferece vistas impressionantes mesmo na parte inferior do terreno e até através das copas das árvores. O uso de materiais regionais desempenhou um papel importante no projeto. Usamos pedra e tijolo recozido pintado de preto para articular a casa ao contexto.

Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Interiores
© Lorena Darquea

Inspirada na arquitetura tradicional, La Mandarina é uma casa a ser explorada. O acesso é proposto como um elemento distante do óbvio, pois a casa recebe os visitantes através de um caminho oculto para uma ponte de ligação. Este gesto convida as pessoas a navegar e observar a casa de diferentes ângulos. Inspirados pelo movimento espacial proposto por Le Corbusier nas rampas da Maison Le Roche, criamos um caminho que leva a pontes e corredores, criando momentos de proximidade e abertura ao navegar pela casa.

Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Interiores
© Lorena Darquea

O corredor oferece cenas emolduradas escapando para o sul, uma magnífica vista arborizada do terreno. Há um estímulo sensorial planejado para uma rota que conduza ao estúdio. Daqui você pode optar por pisar em uma varanda em balanço que se abre para a floresta ou apreciar a vista espetacular para a sala de estar interna de pé direito duplo do pátio cor de laranja (mandarina).

Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Lorena Darquea
Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Interiores
© Lorena Darquea

No nível do solo, a ponte de conexão se transforma em dois eixos. O eixo que aponta para norte e sul conecta dormitórios e serviços, enquanto o eixo leste-oeste conecta cozinha e terraço. A casa desliza lentamente sobre o chão como um compromisso para contornar as linhas da colina. A rota do corredor convida os visitantes a continuar explorando e encontrando momentos de mistério e surpresa. Vistas abertas emolduram o vale. O leste tornou-se um ponto focal e visual quintessencial, o dormitório principal e o chuveiro aberto completamente para uma vista da floresta descoberta pelo sol da manhã.

Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea

A ideia de localizar os dormitórios em um volume separado permitiu um layout bem definido onde privacidade e silêncio eram necessários. A casa convida a ser observada de todos os lados, o terreno e a vista para a floresta são bens magníficos. O projeto convida à contemplação entre o interior e o exterior. La Mandarina é pensada para caminhar, mas sobretudo para relaxar dentro da floresta e sua arquitetura.

Casa La Mandarina / LVS Architecture - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Mandarina / LVS Architecture" [Casa la Mandarina / LVS Architecture] 11 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964788/casa-la-mandarina-lvs-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.