Casa Refração / RAD+ar

Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de ExteriorCasa Refração / RAD+ar - Fotografia de InterioresCasa Refração / RAD+ar - Fotografia de Interiores, Banheiro, BanheiraCasa Refração / RAD+ar - Fotografia de ExteriorCasa Refração / RAD+ar - Mais Imagens+ 22

Jakarta, Indonésia
  • Arquiteto Responsável: Antonius Richard
  • Equipe De Arquitetura: Felda Zakri, Partogi Pandiangan, Leviandri
  • Cidade: Jakarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Exterior
© William Sutanto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Refração é outro micro experimento dos arquitetos da RAD + ar, que questiona como preservar construções que empregam a antiga implantação leste oeste com construções profundas, enquanto endossa também a parede como o elemento mais básico de barreira de privacidade.

Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Exterior
© William Sutanto
Casa Refração / RAD+ar - Imagem 27 de 27
Planta Pavimento Térreo
Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Interiores
© William Sutanto

Aumentar a iluminação e diminuir a transmissão de calor

O volume profundo que voltado para o eixo leste oeste em um clima tropical não é muito favorável e nem a melhor abordagem para alcançar a sustentabilidade. Portanto, para garantir que todas as áreas funcionais internas alcancem uma iluminação natural de 300 lux, substituímos a maioria das paredes, em séries de combinação de blocos de vidro diferentes, que refratam a iluminação profundamente no centro da casa.

Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© William Sutanto
Casa Refração / RAD+ar - Imagem 25 de 27
Planta 1º Pavimento
Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© William Sutanto
Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Interiores
© William Sutanto

Como medida para reduzir o calor direto na fachada leste-oeste, a abordagem direta da parede simples na frente e no terraço posterior foi considerada mais eficaz, pois ambos os lados foram fornecidos com varandas ao ar livre que garantem que o calor seja liberado em horários mais lentos durante a noite. Assim, cada cômodo voltado para essas fachadas diretas foi beneficiado com bastante iluminação durante o dia, sem comprometer o calor em comparação com a situação anterior. 

Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© William Sutanto
Casa Refração / RAD+ar - Imagem 23 de 27
Corte AA

Buscando uma integração mais adequada de espaços abertos  e fechados, foram criados pequenos pátios ajardinados nos fundos, na frente e no meio do terreno, evitando que grandes massas de vegetação impeçam o calor e a luz de adentrarem a cada. A transformação reteve a maior parte da estrutura, simplificando e minimizando elementos desnecessários, em vez de ir ao básico e enfatizar sua funcionalidade.

Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Interiores
© William Sutanto
Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Exterior
© William Sutanto

Encontrar um lugar para morar em um ambiente em constante mudança, próximo a passagens e corredores, criará uma nova experiência dentro da família. Como várias mudanças de estilo de vida são esperadas no futuro, a translucidez do bloco de vidro pode funcionar como uma tela em branco que pode ser preenchida com criatividade e narrativa da família ao longo de seu caminho.

Casa Refração / RAD+ar - Fotografia de Exterior, Fachada
© William Sutanto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Refração / RAD+ar" [Refraction House / RAD+ar] 10 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964758/casa-refracao-rad-plus-ar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.