As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt

As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores, PortaAs 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de InterioresAs 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de InterioresAs 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de InterioresAs 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Mais Imagens+ 16

Mont-roig del Camp, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, Huguet
  • Arquitetos : Pau Bajet, Maria Giramé, Nicolas Burckhardt
  • Cidade: Mont-roig del Camp
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Três irmãs desfrutam de uma casa-pátio, multiplicando e exagerando o caráter tímido de uma residência de verão dos anos 60, a qual elas decidiram dividir e transformar em uma casa de veraneio. O lugar é deliberadamente ambíguo, entre o interior e o exterior, muito diverso, amplo e ensolarado, e também íntimo e sombrio, oferecendo recantos, topografias, alpendres e jardins, numa concatenação espacial que dá vitalidade a esta paisagem de férias.

As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores, Porta
© José Hevia
As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Imagem 20 de 21
Plantas
As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A preexistência de um recinto mural, que diferenciava duas áreas do jardim envolvente, ao mesmo tempo que as ligava por meio de quatro arcos, é repetidamente propagada por todo o projeto. O resultado é uma matriz de divisões exteriores e interiores, pátios e divisões de diferentes dimensões, próprias a cada local e temperamento, interligadas por arcos semelhantes aos existentes.

As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A casa pré-existente tinha pouca relação com o exterior e, no interior, os espaços eram segregados e com funções predeterminadas. O novo espaço doméstico se abre, através de uma estrutura metálica que se integra à carpintaria, uma ampla sala que inclui as zonas de estar-jantar-cozinha. No vão dos quartos, quase sem demolições, são abertos os dois extremos com portas pivotantes, que permitem a continuidade espacial, dotando-os de versatilidade e reduzindo o corredor central, amplamente ligado à sala central da casa.

As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores, Cadeira
© José Hevia

Nas novas aberturas da fachada, sobrepõem-se diferentes camadas de aço pintado com uma cor de areia clara. Os metais mediam a relação interior e exterior. No exterior, uma chapa perfurada forma uma porta de correr que permite dormir com a janela aberta, no interior, uma ligeira carpintaria consegue dobrar a superfície envidraçada para permitir uma abertura total.

As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A especificidade indeterminada de todo o complexo é reforçada por uma topografia de ladrilhos de terracota que, ao mesmo tempo, forma um plano que une jardim e casa, interior e exterior numa mesma topografia contínua e, ao mesmo tempo, consegue gerar diferenças e hierarquias através de uma fragmentação que reconhece os cômodos e suas arestas, mudando sua dimensão, construindo passarelas, estantes ou revestindo paredes de espaços úmidos.

As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Nesta casa, sem ar condicionado, não há aquecimento. A cobertura, levantada sobre limites espessos e permeáveis, que permite ventilação, proporciona uma grande inércia térmica, reforçada por uma melhor ventilação cruzada e protegida da luz solar por telhas metálicas, tornando os espaços interiores mais agradáveis ​​nos dias quentes de verão. No jardim, as superfícies ajardinadas foram aumentadas em todo o perímetro do projeto, de forma a melhorar a humidade atmosférica e a sensação de conforto ambiental.

As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Exterior
© José Hevia
As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt - Fotografia de Exterior
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "As 3 Marias / Bajet Giramé + Burckhardt" [Las 3 Marías / Bajet Giramé + Burckhardt] 07 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964585/as-3-marias-bajet-girame-plus-burckhardt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.