Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional

Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Exterior
© Guilherme Pucci

Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Mais Imagens+ 18

Higienópolis, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coral, Deca, Sinteco Cascolac, Suvinil
  • Arquitetos Responsáveis: Luiz Gustavo Sobral Fernandes
  • Marcenaria: Fernando Marcenaria
  • Cidade: Higienópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, Madeira
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de reforma se localiza em uma vila residencial preservada entre os muitos prédios verticais que compõe a paisagem do bairro de Higienópolis. O imóvel é uma casa tradicional de bairros centrais da cidade de São Paulo (piso elevado, janelas para a rua e entrada lateral), possivelmente construída no início do século XX e que passou por uma reformulação interna na década de 1980 que eliminou a compartimentação e distribuição interna então existente.

A Arquitetura Meridional foi contratada para elaborar um projeto de reforma que resgatasse as qualidades espaciais da residência original e de algumas boas reformas e intervenções realizadas posteriormente.

Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Guilherme Pucci

A casa estava com desgastes do tempo e intervenções consideradas inadequadas pelo morador e pelo escritório. Foi uma decisão valorizar e repensar a iluminação artificial e a natural, bem como o percurso e escalas que a casa permitia e permitiu. O espaço do imóvel era muito interessante e deveria ser valorizado com a remoção de alguns armários e com a instalação de novas marcenarias, cores e acabamentos. 

Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores
© Guilherme Pucci

Pisos e revestimentos originais e de boa qualidade e beleza foram mantidos. Aqueles que não eram de qualidade, estavam desgastados ou não tinham relação com a linguagem do imóvel foram removidos. Também foram eliminados armários planejados e em locais onde eles existiam foram instaladas prateleiras, que são mais leves e interferem menos na qualidade espacial do imóvel. Novas cores foram selecionadas para a parte interna e externa. Uma reconfiguração dos elementos e espécies do jardim permitiu que ele passasse a ser utilizado como local de lazer e convivência.

Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Guilherme Pucci
Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Imagem 22 de 23
Corte

A casa deve ser um local de conforto e beleza. Distante de uma visão mercantilista (daquilo que se vende como objeto ou imagem) construímos um espaço com atributos que permitem a sociabilidade, os afetos, o ócio e o lazer. Uma apologia de coisas simples e distante de falsas sofisticações ou formas engessadas de viver e conviver.

Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Higienópolis / Arquitetura Meridional" 16 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964213/casa-higienopolis-arquitetura-meridional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.