Prêmio Cidade Caminhável

Prêmio inédito reconhecerá projetos e iniciativas que melhoram as condições do caminhar nas cidades brasileiras
A primeira edição do Prêmio Cidade Caminhável, realizada pelo SampaPé! com apoio do ITDP Brasil e Walk 21, irá premiar e dar visibilidade à atuação do poder público para melhorar a caminhabilidade nas cidades brasileiras nos últimos anos

A caminhabilidade nas cidades ganhou mais relevância no contexto da pandemia, fazendo emergir conceitos de "cidades de 15 minutos", em que as pessoas acessam a maior parte dos serviços e direitos do dia a dia em até 15 minutos a pé e de bicicleta de suas casa; e e ações para ampliar o espaço para caminhar nas ruas, que rapidamente foram realizadas por várias cidades no mundo.

Entretanto, se deslocar ativamente já deve ser uma prioridade nas cidades brasileiras, desde 2012, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12587). Em um país em que 39% da população urbana se desloca diariamente a pé (SIMOB, 2019), mais pessoas se deslocam caminhando que por “transportes de massa”, e as estruturas e condições do caminhar urbano exigem investimentos, inovação e reconhecimento.

Para conhecer o panorama atual e os avanços em ações por cidades caminháveis, o Prêmio Cidade Caminhável irá captar os passos que as cidades do país já deram nesse sentido. Para isso, irá reconhecer, mapear e premiar projetos e iniciativas públicas que promovam a melhoria da caminhabilidade nas cidades brasileiras. A edição de 2021 é a primeira da premiação organizada pelo SampaPé!, e conta com um forte time de júri, além dos apoios nacional do ITDP Brasil e internacional do Walk 21.


A presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, comenta que "é preciso que o tema ganhe mais relevância e visibilidade para que técnicos e técnicas em órgãos públicos consigam articular projetos de caminhabilidade com aprovação das lideranças e tomadores de decisão nas suas cidades". Nesse sentido, todos os projetos e iniciativas inscritas estarão disponíveis publicamente no mapa de iniciativas para a caminhabilidade, ganhando visibilidade e inspirando outras cidades.

Todas as cidades brasileiras poderão participar do prêmio, pois são contempladas três categorias de cidades: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800.000 habitantes) ou grandes (mais de 800.001 habitantes). A gerente de mobilidade ativa do ITDP Brasil, Danielle Hoppe, complementa que "a ideia é evidenciar que todas as escalas de cidade podem e devem agir para gerar ambientes que privilegiem o caminhar e o encontro nos espaços públicos".

O prêmio contempla atuações diversas, como: projetos de requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; programas de abertura de ruas para pessoas; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros. Para participar do Prêmio, os projetos e iniciativas devem ter sido realizados entre 03 de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2020, considerando a sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana como o pontapé para essas mudanças.

Os projetos serão avaliados por júri composto por quatro mulheres especialistas em cidades caminháveis e acessíveis, sendo elas: Jessica Lima, engenheira civil, professora da UFAL, e especialista em transportes, acessibilidade e mobilidade urbana; Kaísa Isabel Santos, arquiteta e urbanista atuante no tema da acessibilidade e conselheira fiscal do IAB SP; Meli Malatesta, arquiteta e urbanista especializada em Mobilidade Ativa, e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé de Igualdade; e Sonia Lavadinho, geógrafa, antropóloga e socióloga urbana portuguesa, atua pela mobilidade ativa com métodos de participação cidadã, e é fundadora da Bfluid.

A premiação das vencedoras, uma de cada categoria, será o registro e valorização das mesmas por meio da realização de um mini webdocumentário e a gravação de um episódio de podcast no Cidades Caminháveis da ONG SampaPé!. Além da emissão de certificado digital creditado pelas organizações parceiras do prêmio (Walk 21, ITDP Brasil e SampaPé!) a todas as finalistas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do formulário no site do Prêmio Cidade Caminhável entre os dias 01 e 22 de julho de 2021. A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 03 de agosto de 2021, como parte da programação da Semana do Caminhar 2021.

Informações:
Inscrições de 1 a 22 de julho no link: https://bit.ly/premiocc1inscricao
Edital e demais informações no site: www.premiocidadecaminhavel.org
Divulgação das campeãs no dia 3 de agosto nas redes sociais do SampaPé! e site do Prêmio

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Prêmio Cidade Caminhável" 29 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964158/premio-cidade-caminhavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.