Casa Amapá / Pérez Gómez Arquitectura

Casa Amapá / Pérez Gómez Arquitectura

© César Béjar© César Béjar© César Béjar© César Béjar+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  211
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  César Béjar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cemex, Kitchen and carpenter
  • Arquiteto Responsável:René Pérez Gómez
  • Responsável Projeto Executivo:Dulce Ramirez Camacho
  • Arquiteto:Louisa Organes, Hector Nuño, Hector Navarro
  • Responsável Construção:Edgar Rodriguez Islas
  • Cidade:Guadalajara
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© César Béjar
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Amapá nasceu da necessidade iminente e talvez utópica de voltar a habitar as florestas. A experiência criada aqui é quase tão essencial quanto essa ideia. Localizada em uma floresta próxima à cidade de Guadalajara no México, em uma topografia bastante acidentada e praticamente no meio do nada, ou no meio de tudo. A abstração geométrica e sua ruptura única são produto das características físicas do local e também da intenção em manter intactas as árvores existentes.

© César Béjar
© César Béjar
Isométrica
Isométrica
© César Béjar
© César Béjar

Surge assim uma estrutura estereotômica que emerge da terra com uma materialidade franca e nua que confronta a arquitetura, despojada, com seu entorno. Gerando um diálogo que com o tempo vai apagando as linhas que hoje o delimitam, tornando impossível definir onde termina a arquitetura e começa a floresta.

© César Béjar
© César Béjar
Planta - Subsolo
Planta - Subsolo
© César Béjar
© César Béjar

A casa possui um programa simples que surge da análise e procura do essencial, não só desmaterializando a arquitetura, mas também a vida do habitante, conduzindo-o assim a uma vida de desprendimentos materiais, dando valor ao que realmente se deve dar.

© César Béjar
© César Béjar
© César Béjar
© César Béjar

As plataformas da casa são locais de convivência, reflexão e conexão com a imensa floresta, e sob elas o quarto se esconde, alcançando uma intimidade que, por sua vez, se torna parte e vive imersa na vegetação. Cada um dos espaços da casa tem uma vista diferente da floresta, mantendo esta ligação com o verde em todos os momentos.

© César Béjar
© César Béjar

Acreditamos firmemente que é em casa que estão assentados os alicerces e os princípios do nosso desenvolvimento como seres humanos, e a arquitetura desempenha um papel fundamental nisso. A Casa Amapá foi, sem dúvida, um projeto que nos fez mergulhar numa reflexão profunda sobre a origem e o viver nos anos vindouros.

© César Béjar
© César Béjar
© César Béjar
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Amapá / Pérez Gómez Arquitectura" [Casa Amapa / Pérez Gómez Arquitectura] 25 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963890/casa-amapa-perez-gomez-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.