Escola Lugrin / ateliers O-S architectes

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de InterioresEscola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaEscola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de ExteriorEscola Lugrin / ateliers O-S architectes - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: ateliers O-S architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cyrille Weiner
  • Arquitetos Sócios Responsáveis: Vincent Baur, Guillaume Colboc, Gaël Le Nouëne
  • Arquitetos Responsáveis: Vincent Menuel, Yvanie Wilhelm
  • Engenharia Estrutural: EUCLID
  • Cidade: Lugrin
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na fronteira entre a Suíça e a França, a cidade de Lugrin se estende por uma sucessão de terraços dominados pelas primeiras colinas dos Alpes. Localizada em frente a Lausanne, a cidade oferece um dos mais belos panoramas do Lago de Genebra. Situado no coração da aldeia, atrás da igreja e da Câmara Municipal, o grupo escolar, para o qual se considera esta extensão, aninha-se entre uma escola independente para mulheres datada de 1850 e uma outra escola pública para rapazes, da década de 1950.

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cyrille Weiner
Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Imagem 23 de 27
Plantas
Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

Combinando o metabolismo de seu território e o crescimento de sua população, o complexo já passou por três ampliações e obras de reestruturação. Acrescentando mais um bloco ao edifício, este projeto aumentou mais uma vez a capacidade da escola, dotando-a de novas instalações  como um novo pátio, 4 salas de aula, incluindo 3 salas de aula elementares, e uma sala de artes visuais, cada uma com capacidade para 30 alunos, além de outros espaços comuns. 

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Cyrille Weiner

Encrostado na topografia do terreno, o atual edifício é constituído por vários volumes contíguos, encaixados de forma racional na encosta, implantando-os a meios níveis. Nesta rica composição arquitetônica, o novo projeto de ampliação forja uma relação estreita com seus companheiros, e agrega ao local um volume autônomo, unitário e rigoroso. O edifício tem um aspecto paralelepipédico em aço Corten, que se destaca no horizonte enquanto assente sobre uma base de concreto rugosa e profundamente ancorada no solo.

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

O andar superior abriga a nova área de alimentação e o subsolo as salas de aula do ensino fundamental. Esses dois programas expressam sua independência pela materialidade. A gradação natural do aço combina delicadamente com os azulejos dos edifícios vizinhos. A figura do celeiro, cujo arquétipo está ligado ao património local, inspirou o desenho deste edifício: a sua cobertura dupla e a sua cor de ferrugem reavivam os elos milenares entre a terra e o saber, enquanto a sua silhueta longa e esguia brinca com as leis do terreno para se misturar melhor com a paisagem.

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Interiores
© Cyrille Weiner

A “trilha de migalhas” do projeto é uma galeria coberta que acompanha o pátio do berçário, conectando a entrada da nova instalação ao complexo escolar existente. Mais do que uma simples passagem, este espaço se transforma em um pátio durante os intervalos. Esse arranjo promove usos e interações interpessoais.

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Cyrille Weiner

O princípio de construção é baseado em uma estrutura de concreto enquadrada com ripas de pinho e isolada por dentro. A estrutura do refeitório é construída com paredes de caixilharia de madeira nas fachadas, enquanto a estrutura do telhado também é em madeira. O envelope de aço Corten ressoa com os telhados existentes. Este sistema estrutural e os materiais foram escolhidos pela sua racionalidade, simplicidade de linhas e precisão de projeto, respeitando o orçamento apertado e a relação com o ambiente. 

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Interiores
© Cyrille Weiner
Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Interiores
© Cyrille Weiner

A implementação deles no projeto da expansão da escola Lugrin é um bom exemplo do trabalho em materiais que o escritório de arquitetura tem aderido desde seus primeiros projetos construídos: o revestimento de lariço do versátil equipamento de Nevers, concluído em 2012, destila um ambiente suave e acolhedor, o centro cultural de Saint-Germain-lès-Arpajon, concluído em 2015, é revestido em alumínio, o teatro Cachan, concluída em 2018, projeta um baixo-relevo em tijolos de concreto, e o núcleo familiar de Pontoise, concluído em 2019, é projetado como um monolito em concreto bruto aparente.

Escola Lugrin / ateliers O-S architectes - Fotografia de Exterior
© Cyrille Weiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lugrin , França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Lugrin / ateliers O-S architectes" [Lugrin School / ateliers O-S architectes] 24 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963781/escola-lugrin-ateliers-o-s-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.