Escola Wish21 / Garoa

Escola Wish21 / Garoa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraEscola Wish21 / Garoa - Fotografia de InterioresEscola Wish21 / Garoa - Fotografia de InterioresEscola Wish21 / Garoa - Fotografia de InterioresEscola Wish21 / Garoa - Mais Imagens+ 33

Chácara Santo Antônio (Zona Leste), Brasil
  • Arquitetos: Garoa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  415
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paula Monroy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Eliane, Elizabeth, Gypsum, IBBL, Icasa, Inove, Quartzobrás, Romar, Suvinil
  • Autores: Garoa: Erico Botteselli, Pedro De Bona
  • Colaboradores: Alexandre Gervásio, Liene Baptista, Lucas Thomé, Thaiane Souza, Thaís Coelho
  • Desenhos Publicação: Luigi Ienne Guidolin Miguel
  • Projeto Elétrica: Admilson Botton
  • Gerenciamento De Obra: Grupo Garoa Arquitetos Associados
  • Construtor: Jbas Empreiteira
  • Cidade: Chácara Santo Antônio (Zona Leste)
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escola Wish21 / Garoa - Fotografia de Interiores
© Paula Monroy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mudanças na forma de ensino tornam latente repensar os espaços de ensino. Com novas abordagens em que o professor não é mais fonte de conhecimento única e o ensino não mais unidirecional, salas de aulas herméticas com ponto de fuga direcionado à lousa não mais fazem sentido. Dentro deste cenário, a Wish 21 é continuação de um trabalho realizado pelo escritório, em conjunto à escola, que procura investigar e especular espaços catalizadores para as novas formas de educação. Pautado pela pedagogia holística, que constitui sua base através de uma visão completa do indivíduo, o novo espaço tem como objetivo abrigar uma nova proposta da escola que visa oferecer programa que enfoca estimular competências do século XXI.

O novo programa tem como objetivo explorar potencialidades do indivíduo, de maneira autogerida, a partir da criação de trilhas personalizadas que abrangem diferentes tipos de atividades. Cada qual no seu interesse, aprende a seu tempo, a seu modo. Tem-se em mente, a partir da leitura da proposta pedagógica, que os espaços não podem ser enclausurados e segregados. São necessárias interações, espaços catalisadores, que promovam distrações positivas, encorajem trocas, estimulem o fazer autônomo, que reflitam os diferentes caminhos de cada aluno.

Escola Wish21 / Garoa - Fotografia de Interiores, Armário
© Paula Monroy
Escola Wish21 / Garoa - Imagem 36 de 38
Planos
Escola Wish21 / Garoa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Paula Monroy
Escola Wish21 / Garoa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Paula Monroy

A intervenção é em galpão pré-existente. As ações são pautadas por procedimentos de demolição e enxerto, retirando excessos de construção e inserindo novas estruturas que possibilitam a criação de espaços flexíveis capazes de abrigar as diversas atividades propostas. Abordamos a planta como território composto por zonas de contração e expansão, em que existem fronteiras e bordas, mas elas são tênues, permitindo e incentivando a transgressão, catalisando a apropriação imaginativa, entendendo as crianças como sujeitos ativos.

Os corredores, lugares em que a única função é o movimento contínuo do ir e vir, não existem. As paredes que dividem os espaços não chegam até o teto, possuem perfurações, brechas que permitem ver através ou ouvir o que acontece nos espaços contíguos. Dessa forma essas paredes, essas linhas que de certa forma dividem os espaços, são tênues. Estimulam a contaminação das atividades que ocorrem entre elas. Seu desenho conforma espaços às vezes largos, às vezes estreitos e altos.

Escola Wish21 / Garoa - Imagem 35 de 38
Axo

Não é possível compreender a totalidade do espaço parado, suas inflexões e sinuosidades fazem com que seja necessário se mover para compreender, exige do usuário certa atenção, certa consciência do corpo que vira unidade de medida. Referente a luz natural, o projeto se pauta pelo mapeamento e potencialização das aberturas existentes na construção, motivando a distribuição do programa e o desenho das paredes internas, de forma a dividir e direcionar a luz natural para cada ambiente. Portanto o desenho das paredes de gesso possui inflexões a meia altura que funcionam como rebatedores de luz, são responsáveis por partilhar a entrada de luz natural de uma abertura única para dois recintos. De forma geral, o projeto busca enfatizar que as diferentes áreas do conhecimento se retroalimentam, que o espaço não tem que somente refletir essa retroalimentação, mas também catalisar as possíveis interações entre seus usuários.

Escola Wish21 / Garoa - Fotografia de Interiores
© Paula Monroy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Santa Gertrudes, 543 - Chácara Santo Antônio (Zona Leste), São Paulo - SP, 03408-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Wish21 / Garoa" 12 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963603/escola-wish21-garoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.