Complexo Escolar Rosa Parks / Brénac & Gonzalez & Associés

Complexo Escolar Rosa Parks / Brénac & Gonzalez & Associés

© Sergio Grazia© Sergio Grazia© Sergio Grazia© Sergio Grazia+ 27

Villeurbanne, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Sergio Grazia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Kawneer, Wienerberger
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola Rosa Parks está inserida no ZAC Gratte-ciel, um vasto projeto de renovação urbana que oferece uma nova identidade ao centro da cidade de Villeurbanne. Situada na entrada do futuro distrito, a escola o conecta ao tecido urbano existente.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia
Planta - Térreo  1:500
Planta - Térreo 1:500
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

O edifício está situado na extremidade do terreno e tem a forma de "L". Adjacente ao edifício existente a leste, cria-se a ligação com o futuro ZAC a oeste. O lado noroeste da escola, por sua vez, é tratado como um marco, o pivô dos programas interligados, ele estabelece uma relação em escala equilibrada com as futuras construções nos lotes vizinhos.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A altura do edifício, de norte a sul, cria uma figura elevada no ângulo noroeste, um volume escalonado ecoando arranha-céus e garantindo a luz solar ideal.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Do lado da rua, o edifício é um volume unitário, construído em tijolo branco esculpido em três níveis. A fachada em tijolo estende-se ao nível dos pátios dos pavimentos superiores, integrando-os em um volume contínuo. Uma trama de terracota cria sombras cinéticas e divertidas enquanto filtra o sol do sul.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

O pátio e a área de jogos no segundo nível estendem a interação de sólidos e vazios até o coração do quarteirão da cidade. As diferentes qualidades dos materiais do edifício, sejam tijolos envernizados, fechaduras, esquadrias de alumínio, são numa gama de tons de branco, como formas variadas de captar e refletir a luz, dando a aparência de um único volume branco e evanescente. Além disso, jardins pedagógicos paisagísticos são colocados no segundo e quarto níveis.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Além do papel e da localização de uma instalação como esta nesta área em rápida renovação de Villeurbanne, o projeto tenta oferecer uma escolha entre uma imagem arquitetônica suave e contemporânea, funcionalidade precisa, espaços interiores de qualidade e amplas áreas comuns, facilmente reconhecíveis e iluminadas pelo sol, totalmente integradas ao novo bairro de Gratte-Ciel.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villeurbanne, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Escolar Rosa Parks / Brénac & Gonzalez & Associés" [Rosa Parks School Complex / Brénac & Gonzalez & Associés] 20 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963563/complexo-escolar-rosa-parks-brenac-and-gonzalez-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.