Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Exterior
© Inatsugu Taisuke

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: ihrmk
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  852
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Inatsugu Taisuke
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABC Trading, Aica, DAINICHI GIKEN KOGYO, Forbo, Koa Tsusho, Nippon Paint, Sankyo Tateyama, Takei Kogyo, Toa cork, Toli
  • Arquitetos Responsáveis: IHARA Masaki, IHARA Kayo
  • Coordenação: ONO Kojiro
  • Engenheiro Estrutural: ASA
  • Construtora: Shin
  • Cidade: Minato City
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Exterior
© Inatsugu Taisuke

Uma grande casa. Em um prédio de apartamentos, ocupado também pelo proprietário, normalmente a cobertura pertence ao responsável. Hatsuse Mita é uma propriedade ocupada pelo proprietário com várias unidades para locação, mas sua organização espacial é muito diferente. A família do proprietário foi forçada a se mudar de sua antiga residência, devido a um projeto de requalificação da área e precisava de uma nova casa que se adaptasse às mudanças na estrutura familiar e na sociedade.

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores
© Inatsugu Taisuke
Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Exterior
© Inatsugu Taisuke

Assim, ao invés de uma residência para toda a família viver junta, propusemos um projeto em que cada unidade tenha uma planta única e possa ser oferecida como um apartamento para locação ou como um "quarto individual" da residência da família. Nesse plano não hierárquico, a família pode se deslocar de uma unidade para outra, dependendo do tipo de espaço que necessitam no momento da transição ou no futuro.

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Imagem 43 de 43
Vista Axonométrica

Os espaços privados e comunitários não são fechados nem abertos, mas organizados como trechos de uma linha interrompida. Hatsuse Mita é uma "grande casa", no sentido de que os ocupantes podem manter o nível de privacidade e intimidade, que a família desfrutava em sua antiga casa.

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores, Escada
© Inatsugu Taisuke
Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores, Escada
© Inatsugu Taisuke

Integrando interior e exterior. O local está situado entre edifícios residenciais de grande escala ao longo de uma estrada principal e uma área de pequenas casas de madeira. Considerando o alto contraste de textura e dimensão entre essas duas tipologias, propusemos uma escala estrutural intermediária: uma moldura construída com colunas quadradas de 310 mm espaçadas entre 1350 mm. No centro desta estrutura simples foi disposto um "Meguri-doma" aberto, que conecta todos os pavimentos. "Terraços abertos", "Terraços internos" e "Espaços vivos" foram posicionados em torno dele, em vários padrões para se mesclar o interior e exterior de toda a estrutura. A intenção foi adicionar uma soltura a essa arquitetura em camadas, como uma grande rede.

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores
© Inatsugu Taisuke
Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores, Madeira
© Inatsugu Taisuke

Meguri-doma. Uma "Meguri-doma (uma escada coberta / circulação comum)" foi projetada para reter a luz do sol e permitir que a brisa flua através dos terraços internos e das áreas de convivência. Ao fazer isso, a escada se torna um espaço fluido com ambientes internos e externos.

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Inatsugu Taisuke

Bancos foram posicionados em todos os patamares, o que sugere uma alternativa de utilização do espaço como uma segunda sala de estar ou espaço de estudo. O terraço comum está equipado com uma cozinha ao ar livre. Treze unidades de apartamentos com diversas plantas, em conjunto com espaços compartilhados, formam um volume multifacetado. O edifício permite que os moradores encontrem um espaço adequado para o que precisarem em um determinado momento.

Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk - Fotografia de Interiores
© Inatsugu Taisuke

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5-chōme-10-2 Mita, Minato City, Tokyo 108-0073, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Residencial Hatsuse Mita / ihrmk" [Hatsuse Mita Apartments / ihrmk] 19 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963507/edificio-residencial-hatsuse-mita-ihrmk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.