Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura

Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de ExteriorFazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de ExteriorFazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarFazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de InterioresFazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Mais Imagens+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Walter Dias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artepedras, Artesão Abias, Artesão Jair Monteiro, Artesão Val Andrade, Artesão Valmir Ilha do Ferro, Artesãos Tambinha e Manuel, Camicado, Carpedras, Daccapo Planejados, Deca, Decortilles, Docol, Eliane Revestimentos, Espaço Brennand, Estúdio ITA, FJS Serralheria, Finger Móveis Planejados, Finni Interiores, GT Metálica Esquadrias, Inspire Home, +6
  • Arquitetos Responsáveis: Isabella Alves, Nathalia Araújo e Zé Alexandre
  • Cliente: Fazenda Baixa Verde
  • Colaboradores: André Callou e Itamar Siqueira
  • Engenharia: Protenco Engenharia e Impacto Protensão
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Walter Dias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fazenda Baixa Verde, localizada no município de Aliança-PE, teve sua sede projetada a partir da análise do terreno onde foi identificado um visual marcante, uma bela paisagem campestre com vista desimpedida. Dessa leitura, surgiu a imagem de um volume longilíneo, uma casa debruçada sobre a paisagem com uma resolução espacial fluida e ambientes conectados, especialmente com a natureza.

Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Walter Dias

Elementos rústicos e característicos da região foram valorizados na composição dos ambientes: o telhado cerâmico está apoiado sobre madeiramento de jatobá, a pedra inhame reveste ricamente muros e paredes, e os tijolos manuais maciços foram organizados de forma a remeter um cobogó.

Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Walter Dias

O terraço de entrada leva diretamente à sala de estar e jantar integradas, que se abrem para uma varanda contínua com espaço gourmet orientadas para a melhor vista. A cozinha fica posicionada no intermédio do volume, dividindo área social e íntima - forma estratégica de conexão e distribuição entre os espaços. Os quatro quartos da casa são nascentes e privilegiados com generoso terraço sombreado por amplo beiral.

Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Walter Dias

O projeto de interiores possui uma atmosfera acolhedora e contemporânea, destacando o acervo de arte popular com peças garimpadas nas oficinas e ateliês da região. A arquitetura da casa tem proporções e elementos marcantes e a produção de interiores não deveria disputar com ela. Adotamos o protagonismo compartilhado entre esses elementos e fizemos uma mistura fina entre design contemporâneo, elementos rústicos e acervo com memória afetiva, deixando a decoração com uma atmosfera única.

Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Imagem 39 de 40
Planta Baixa
Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Walter Dias

O projeto luminotécnico tem características museográficas, e pode ser ajustado para privilegiar as obras de arte que estão em constante mudança. Assim obtivemos um resultado cheio de personalidade e essência, que remete à história da família e da região onde está inserido o projeto.

Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Walter Dias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda Baixa Verde / Módulo 4 Arquitetura" 06 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963479/fazenda-baixa-verde-modulo-4-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.