Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de InterioresCasa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de InterioresCasa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de InterioresCasa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Mais Imagens+ 19

Pune, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hemant Patil
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, Ceratech, Citi Ply, Dalal & Sons, Hikvision, Home Spread, Jay Jalaram Brick Works, Laticrete, Nerolac, Parshvanath Enterprises, Parshwamani Hardware, Prime Furnishings, Raj Electricals, Surya Ceramics
  • Cliente: Avinash Kothari
  • Arquiteto Responsável: Alok Kothari
  • Arquiteto Sênior: Devendra Deshpande
  • Desenhos: Akshay Karanjkar
  • Visualização 3 D: Akshay Karanjkar
  • Coordenação De Fornecedores: Akshay Karanjkar
  • área Terreno: 335 m2
  • Data De Início Da Obra: Fevereiro 2017
  • Cidade: Pune
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Hemant Patil

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um bairro residencial tranquilo, este terreno de 335 metros quadrados hospedava uma casa térrea de 25 anos de idade. Infelizmente, decidimos derrubar esta estrutura porque ela se encontrava em um estado dilapidado, seus interiores eram sombrios e também, não era uma casa compatível com ‘vaastushastra’ (ciência tradicional da arquitetura hindu) - que era o principal requisito do cliente.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Hemant Patil
Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Imagem 15 de 24
Planta - Térreo
Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Interiores
© Hemant Patil

O estudo do entorno e da estrutura existente mostrou que as principais razões para a casa existente ser sombria e escura eram o estacionamento + bangalô de 3 andares no lado leste que estava barrando o sol da manhã e pequenas aberturas que não permitiam que a luz entrasse na casa. Para atender a esta questão, decidimos ancorar todos os espaços do novo projeto a uma 'luz zenital' central que não só atrairia a luz durante todo o dia, mas também agiria como um 'brahmasthan' (um aspecto importante relacionado para 'vaastushastra') da casa. Além disso, ter grandes janelas em todos os quartos era o caminho lógico a seguir.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Hemant Patil

Junto com as normas da ‘vaastushastra’, o princípio de planejamento usado foi dividir a casa em 2 zonas funcionais - uma para os espaços privados e outra para os espaços públicos - ao longo do eixo norte-sul. A demanda do cliente de ter todos os espaços de necessidade diária - estar, jantar, cozinha, sala de pooja (área dedicada à adoração), 2 quartos e banheiros - no térreo também foi atendida.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Interiores
© Hemant Patil

A sala de estar e a cozinha foram colocadas em ambos os lados da "claraboia" central, abaixo da qual o ímã de toda a casa foi colocado - a área de jantar. O posicionamento de uma escada de ferro com placa dobrada em "L" ao redor desse espaço adicionou um elemento marcante ao núcleo central. A sala de estar se estende até a área ao ar livre, que abriga um balanço tradicional indiano que o cliente comprou no Rajastão. A cozinha está ligada ao espaço de serviço na parte posterior (lado sul) da casa. Continuando o mesmo grid, o primeiro andar é composto por 2 quartos, banheiros e uma sala polivalente. Destacando um bloco a partir da malha do térreo, foram previstas 2 vagas de estacionamento junto ao beiral de entrada.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Interiores
© Hemant Patil

O cliente queria uma casa que fosse simples, mas ainda assim, se destacasse. Aceitamos isso como um desafio e começamos a explorar diferentes formas de expressão arquitetônica. Nossa pesquisa nos levou à tipologia residencial tradicional de Pune - o 'wada' - que sempre foi tão simples e elegante, construída principalmente em tijolos expostos ou pedra de basalto, ou ambos. Decidimos usar tijolo por ser um material razoável tanto do ponto de vista ambiental quanto de custo. Além disso, o calor e a estética proporcionados pelo tijolo como material são incomparáveis.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Hemant Patil
Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Imagem 18 de 24
Corte BB

A massa da estrutura foi mantida muito sutil e o foco foi colocado em destacar a materialidade do tijolo. Para complementar a cor vermelha dos tijolos, foram introduzidas janelas de concreto exposto e cortinas de proteção contra intempéries. Além disso, a malha quadrada de gesso com acabamento de cimento áspero na parede composta acentua a presença de tijolos. A fim de quebrar a monotonia da fachada de tijolos e também para fornecer privacidade, o 'jaali' (parede perfurada em tijolo) foi usado.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Hemant Patil

Enquanto a paleta de materiais (tijolo e concreto) para os exteriores do volume é cuidadosamente escolhida para criar uma aparência simples, natural e divertida; os interiores também seguem uma abordagem semelhante. A paleta de materiais composta por acabamentos em madeira e cores claras ajuda a fornecer um ambiente elegante, limpo e espaçoso.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Imagem 17 de 24
Corte AA

A principal diretriz do design de interiores é o uso de 'padrões' na definição de diferentes espaços. A semente disso mais uma vez está em nosso estudo da arquitetura tradicional indiana, onde o uso de tais padrões é evidente em pisos, paredes, tetos, etc. De acordo com 'vaastushastra', o uso de tais formas e padrões aumenta o fluxo de energia e gera vibrações positivas. Essas vibrações positivas são o que transformam uma casa em "um lar" - uma morada. Chamamos essa casa de THE BRICK ABODE.

Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo
© Hemant Patil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Brick Abode / Alok Kothari Architects" [Brick Abode / Alok Kothari Architects] 15 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963363/casa-brick-abode-alok-kothari-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.