Loja forte_forte Roma / forte_forte

Loja forte_forte Roma / forte_forte

© Danilo Scarpati© Danilo Scarpati© Danilo Scarpati© Danilo Scarpati+ 25

  • Designers: forte_forte
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias :Danilo Scarpati
  • Arquiteto Responsável : Robert Vattilana
  • Cidade : Roma
  • País : Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati

Descrição enviada pela equipe de projeto. A chegada a Roma, cidade eterna, em que se lê a estratigrafia de épocas e estilos em cada esquina, em cada pedra, induz uma reflexão sobre o assunto. O foco está no contraste, porque em Roma o contraste é e sempre foi harmonia. Na cidade do travertino, renunciamos a um dos materiais essenciais de sua própria gramática de elementos para trazer o espanto antes da redundância. O espaço parece um monólito vibrante de ônix verde, um material precioso com um design exclusivo que contém uma história de mil anos.

© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati

O ônix verde, que graças à estrutura mineral particular se desmaterializa em contato com a luz em uma transparência matizada, é uma pedra que vem do Afeganistão, uma área de vulcões extintos, e cuja história é pelo menos tão longa quanto a da cidade em questão. Tratado em grandes blocos simétricos e trabalhado para obter uma superfície mate, o ônix verde cria uma imersão total na loja: submerge todo o espaço, do chão às paredes. Todo o perímetro da caixa cênica é iluminado e marcado por uma cascata de luz, enquanto painéis de metal polido dobrados sobre si mesmos e ancorados por costuras, também em metal, compõem a parede posterior. Em contraste, os tetos são brancos na parte inicial da loja, com faixas inclinadas e dinâmicas. 

© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati
Planta
Planta
© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati

A segunda parte, entretanto, se abrem numa composição geométrica de janelas redondas luminosas. Em tal espaço, os provadores fechados por portas de batente de metal são uma presença misteriosa, que revela interiores femininos em estilo boudoir em veludo capitonné cor de sálvia.

© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati

A narrativa espacial é um caminho contínuo em que materiais poderosos e presentes e formas puras - ora arejadas e impalpáveis, ora sólidas - são moldadas nas características únicas do lugar, como o próprio genius loci, e com ele a cidade. Do diálogo criativo entre Giada Forte e Robert Vattilana nasce uma linguagem que, seguindo um ritmo e uma métrica diferente a cada época e local, se torna um jargão. A inauguração da nova boutique romana, no número 4c da Via Borgognona, no coração do que foi o Campo Marzio, numa rua cheia de carácter, marca um novo capítulo e afirma um novo idioma, feito de extrema síntese, de um desejo para permanência íntima, uma sensação de poder suave, de leveza atemporal que permeia o todo.

© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati

O momento desafiador está relacionado ao próprio conceito que leva em consideração um projeto feito sob medida e artesanal localizado em um prédio histórico sob a proteção da superintendência de artes plásticas da cidade. Trabalhar com o ônix verde tratado em grandes blocos simétricos significa projetar todo o espaço contando cada milímetro. A grande equipe tornou este projeto possível. Durante este período de pandemia mundial, conseguimos manter a segurança, enquanto o tempo e o orçamento estavam sempre sob controle.

© Danilo Scarpati
© Danilo Scarpati

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Borgognona, 4c, 00187 Roma RM, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja forte_forte Roma / forte_forte" [forte_forte Store Roma / forte_forte] 14 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963290/loja-forte-forte-roma-forte-forte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.