Apartamento Equador 201 / DC.AD

Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, DormitórioApartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, CamaApartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Banheiro, Mesa, CadeiraApartamento Equador 201 / DC.AD - JanelaApartamento Equador 201 / DC.AD - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: DC.AD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  38
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Gerente De Projeto: Catarina Mascarenhas
  • Equipe De Projeto: Mariana Marques; Martin Zeliar; Sebastian Sticzay
  • Cliente: Olala Homes
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Equador 201 é um projeto de renovação localizado em Cascais, cobrindo aproximadamente 38m2, com o objetivo de geração de renda através do aluguel a curto prazo.

Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Banheiro, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira

O programa funcional proposto inclui uma cozinha, sala e quarto, em um formato aberto, e um banheiro. Como esta é uma área relativamente pequena, o primeiro passo do intervenção envolveu a eliminação de todos os elementos e paredes não estruturais, exceto aquelas que configuram o banheiro existente, liberando toda a amplitude do apartamento.

Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Francisco Nogueira
Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Banheiro, Cama
© Francisco Nogueira

O leitmotiv do projeto consistiu na introdução de um novo corpo ao longo do eixo longitudinal que incorpora várias facetas de uma só vez, oferecendo uma sensação de continuidade e unidade espacial. Ao longo de sua extensão, este volume avança gradualmente em direção à privacidade, organizando a diferentes momentos-chave da residência. A importância deste eixo é reforçada pelo instalação de uma luminária contínua, cujo controle de luminosidade é dividido ao longo dos espaços, e pela introdução de um espelho alto que reforça ainda mais a continuidade desta linha axial.

Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela
© Francisco Nogueira
Apartamento Equador 201 / DC.AD - Imagem 31 de 31
Perspectiva
Apartamento Equador 201 / DC.AD - Viga
© Francisco Nogueira

A fim de aproveitar ao máximo todas as áreas, a zona de entrada foi simultaneamente transformada em uma zona de preparação de alimentos, e o corredor em uma sala de jantar, permitindo que a sala de estar e quarto aproveitem o espaço mais amplo do apartamento. Painéis rotativos semi-translúcidos foram propostos nestas duas últimas áreas, que dividem visualmente o espaço e permitem a personalização do controle de privacidade entre as duas funções, ao mesmo tempo em que filtra o luminosidade das aberturas exteriores.

Apartamento Equador 201 / DC.AD - Janela
© Francisco Nogueira
Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela
© Francisco Nogueira

A escolha dos materiais favoreceu um piso de microcimento contínuo, aumentando a fluidez do movimento. A textura das paredes existentes, uma argamassa grosseira de cimento e areia, foi mantida e pintada de cinza, com o concreto das vigas estruturais sendo mantido aparente. Esta imagem reminiscente de uma atmosfera industrial foi reforçada com a instalação de acessórios elétricos salientes, com conduítes à vista. Em contraste com o material bruto pré-existente e materiais irregulares, os novos elementos trazidos foram construídos utilizando madeira envernizada clara e lisa.

Apartamento Equador 201 / DC.AD - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Uma janela circular em acrílico azul translúcido foi criada para permitir a entrada de luz natural no banheiro. Esta peça carrega sua tonalidade para as paredes interiores pintadas no mesmo tom e às superfícies de pedra natural, criando uma atmosfera completa e envolvente.

Apartamento Equador 201 / DC.AD - Imagem 9 de 31
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2750 Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Equador 201 / DC.AD" 12 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963270/apartamento-equador-201-dd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.