Complexo de Habitação em Miragaia / Menos é Mais Arquitectos

Complexo de Habitação em Miragaia / Menos é Mais Arquitectos

© José Campos© José Campos© José Campos© José Campos+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1541
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Carpintaria Miguel Batista
  • Autores:Francisco Vieira de Campos, Cristina Guedes
  • Equipe De Projeto:Cristina Maximino, Gonçalo Castro, Inês Mesquita, Ricardo Medina, José Pedro Rocha, Ines Marinho Batista, Adrián Sifres Ortega, Cláudia Costa
  • Instalações Hidráulicas:Newton-C Lda., Fernanda Valente
  • Fundações E Estruturas:Newton-C Lda., Eulália Soares
  • Instalações Eléctricas:Afaconsult - Engineering Projects, Maria da Luz Santiago
  • Segurança:Maria Da Luz Santiago, Afaconsult - Engineering Projects
  • Instalações Mecânicas:Enescoord - Coordenação e Gestão de Projectos e Obras Lda, André Borges
  • Clientes:VontadExpressa Promoção e Gestão Imobiliária Lda.
  • Cidade:Porto
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os edifícios projetados na encosta de Miragaia, situam-se numa estrutura urbana compacta e densa. O terreno em socalcos de granito apresenta uma frente de rua orientada a sul-poente que integra vários edifícios. A proposta contempla a consolidação da fachada principal em ruína do séc. XVIII, de grande qualidade arquitetónica - o único elemento do conjunto que resistiu ao tempo. Os novos edifícios recuperam o parcelamento estreito dos lotes envolventes, participando no jogo rítmico e altimétrico que caracteriza a frente urbana que integra.

© José Campos
© José Campos
Axo
Axo
© José Campos
© José Campos

Optou-se por uma distribuição dos fogos em galeria, promovendo a vivência do espaço público exterior. Os edifícios abrem-se para a paisagem, e consideram igualmente as relações com os caminhos a meia encosta, dinamizando a vivência urbana do bairro de Miragaia. Organizou-se o interior dos fogos procurando sempre a melhor orientação solar norte-sul. Assim, a galeria de distribuição e os quartos apresentam-se a Norte. Todas as salas orientam-se a sul-poente. O projeto aproveita a situação excecional de um promotor adquirir vários lotes em simultâneo para poder suprimir as dificuldades que uma recuperação parcela a parcela apresenta.

© José Campos
© José Campos

Assim possibilita-se o estacionamento em garagem, a ocupação de tipologias diversificadas t3, t2, t1 e t0, o acesso e ocupação a meia encosta O carácter abstrato e neutro das novas estrutura porticadas em betão, valoriza os edifícios existentes, e a riqueza do trabalho de cantaria em granito neles contidos. A preencher os vãos estruturais são utilizados materiais leves como a madeira, ferro e ardósia. O desenho das portadas e de elementos flexíveis na fachada dão um caracter informal e aleatório, contaminando o alçado com a vitalidade do local.

© José Campos
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Miragaia, 4050 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo de Habitação em Miragaia / Menos é Mais Arquitectos" 10 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962921/complexo-de-habitacao-em-miragaia-menos-e-mais-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.