Casa FG / DIPA Arquitectos

  • Arquitetos: DIPA Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ariston, Canteras del Mundo, Carpeal, GRAPHISOFT, Grupo MSH, SBG
  • Arquitetos Responsáveis: Agustina Parodi, Matías Di Pietro
  • Equipe De Projeto: DIPA Arquitectos
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alejandro Peral

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa FG é uma casa de 420 m2 localizada em um bairro privado na Província de Buenos Aires, Argentina. A casa é construída em um terreno de aproximadamente 1.050 m2 com vista direta para uma lagoa central. A casa articula-se através de um espaço central de pé-direito duplo que organiza os percursos principais e permite que o espaço arquitetônico se abra integrando visualmente as suas diferentes áreas e o ambiente principal. Com uma planta diagramática simples, procura-se gerar sensações diferentes ao longo do percurso. Definindo como premissas fundamentais do projeto a orientação, as vistas e sobretudo a busca pela diluição dos limites entre o exterior-interior, foram criados pátios internos em torno dos quais se articulam os espaços da casa.

Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral
Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alejandro Peral

O projeto é desenvolvido em dois andares com utilizações muito diferentes. O primeiro andar articula-se com espaços de serviço à frente, espaço sociais no centro da casa e aos fundos a uma galeria que ocupa toda a largura. Alinhado à área de serviços está o amplo logradouro pátio que se mistura com o duplo pé-direito interno proporcionando luz natural através das grandes janelas. Com este pátio, também é possível gerar privacidade da rua através de uma “cortina verde” de plantas imponentes, permitindo assim que as vistas sejam ampliadas sem perda de privacidade, além de acrescentar a ventilação cruzada na sala de jantar. As áreas sociais - cozinha, sala de jantar e sala de estar - estão interligadas e abrem-se generosamente para as áreas verdes da casa, integrando-se completamente à galeria. O segundo andar é dedicado às áreas privadas dos quartos e da vida familiar. A circulação deste piso circunda o pé direito central, gerando assim interessantes vistas e espacialidades do percurso. Atentos ao pedido dos proprietários de “manutenção zero” a ideia foi utilizar materiais nobres que preservem as suas propriedades ao longo do tempo, como o aço corten e o concreto aparente.

Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral

O aço corten foi pensado para materializar a fachada do nível superior, envolvendo todo o pavimento através de uma combinação de painéis cegos e brises que permitem a entrada de luz, gerando um jogo de luzes e sombras projetadas no interior da casa. O concreto exposto desempenha um papel fundamental e coexiste perfeitamente com o aço corten. Nas divisórias foram utilizadas placas pré-moldadas de concreto e nas vigas perimetrais e lajes o concreto foi adotado em fôrmas lisas. Os tensores ficam escondidos nas grandes divisórias de concreto para apoiar a galeria do andar superior, evitando colunas que obstruam a vista da lagoa. Com esta configuração de projeto, visuais limpos e contínuos são obtidos em todas as áreas comuns no primeiro nível. 

Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Alejandro Peral
Casa FG / DIPA Arquitectos - Imagem 28 de 29
Planta - Baixa
Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Alejandro Peral
Casa FG / DIPA Arquitectos - Imagem 29 de 29
Planta - Alta
Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Alejandro Peral

O escritório de arquitetura também ficou encarregado do projeto de decoração de interiores. Para isso, utilizou-se uma seleção de materiais, texturas e uma paleta de tons neutros que são mantidos em todos os ambientes para gerar uma linguagem comum e harmônica, utilizando materiais nobres como protagonistas para valorizar os espaços.

Casa FG / DIPA Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FG / DIPA Arquitectos" [Casa FG / DIPA Arquitectos] 26 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962836/casa-fg-dipa-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.