Moradia no bairro Casas Baratas / Óscar Pedrós arquitecto

Moradia no bairro Casas Baratas / Óscar Pedrós arquitecto

© Óscar Pedrós© Óscar Pedrós© Óscar Pedrós© Óscar Pedrós+ 25

La Coruña, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  346
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Basf Master Rheobuild, Cortizo, Saint Gobain U-Glass
  • Arquiteto Responsável:Óscar Pedrós
  • Colaboradores:Iván López Pena (E3 arquitectos), Alejandra García Macías, Sara Sánchez Pereira
  • Cidade:La Coruña
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós

Descrição enviada pela equipe de projeto. As ações contemporâneas na área da Colônia de Casas Baratas Juan Canalejo (anos 1950) distorceram sua “tipologia”, se entendermos como um tipo não apenas a condição de casa geminada livre de edifícios auxiliares, mas também uma linguagem de fachada que, insistimos, reúne condições de uniformidade estética por razões econômicas. Atualmente, não existe uma única casa reconstruída que mantenha a composição inicial e que nos introduza numa outra realidade ainda mais complexa: na modesta Colonia Juan Canalejo existiam edifícios de um e dois pisos, cujo desenho já estava resolvido desde o projeto original. Ou seja: sua condição de alturas diferentes já havia sido resolvida a partir da coerência do projeto. O que acontece então, quando em um edifício original de uma planta, o a "Planta Geral" permite construir outra?

© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós

O proprietário adquire o direito legal sobre a construtibilidade concedida pela Planta Geral. A norma zonal estabelece a conservação do ritmo das aberturas da fachada ao atuar sobre as peças que originalmente já as possuíam, sejam de piso térreo ou de dois pisos. Porém, o que acontece quando não resta nada no espaço onde fica o primeiro andar?

© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós

Assim, são listados os fatores arquitetônicos que fazem deste exercício de projeto uma reflexão profunda sobre o que se entende por tipo. Uma reflexão que visa não só defender a proposta arquitetônica que assim se apresenta, mas também servir de diretriz para futuras interpretações e, eventualmente, modificações específicas do Plano. Então, os elementos mais reconhecíveis do tipo "Casa barata de planta térrea em Colonia Juan Canalejo" seriam: o acesso em arco que gera um corredor (ainda sendo incongruente com a posição de uma nova escada que não existia anteriormente, e que torce para resolver a distribuição da casa em relação aos seus furos na fachada, tornando-se quase inconscientemente protagonista do espaço interior), uma cornija que permanece no seu lugar original - em vez de se deslocar para o piso superior-, a composição das aberturas e o ritmo da planta existente e a preservação da forma original da cobertura.

© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós
Planta baixa primeiro pavimento
Planta baixa primeiro pavimento
© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós

Este projeto não tenta construir - setenta anos depois - outro andar em cima de uma planta de casa barata existente e não categorizada. Em vez disso, é feita uma tentativa de contar uma história contemporânea sobre uma casa barata existente à qual o Plano Geral concede expectativas edificáveis ​​que não existiam antes. Quando não há jurisprudência sobre um Plano não testado, tanto o imóvel quanto o arquiteto se sentem pioneiros. Quando um Plano não compara o texto com a realidade do lápis no papel, essa jurisprudência - o caso prático - é gerada através da solução real do exercício e da fé e defesa dos valores que fundamentam sua abordagem.

© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós
Seção
Seção
© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós

É pensar no valor que uma casa adquire quando é colocada ao lado das outras. Como a invisibilidade não existe, trata-se de coexistir. Para que -talvez- alguém o interprete no futuro, sem outro interlocutor que a arquitetura.

© Óscar Pedrós
© Óscar Pedrós

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Moradia no bairro Casas Baratas / Óscar Pedrós arquitecto" [Vivienda en la colonia de Casas Baratas / Óscar Pedrós arquitecto] 16 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962829/moradia-no-bairro-casas-baratas-scar-pedros-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.