Casa Nubes / Etéreo Arquitectos

Casa Nubes / Etéreo Arquitectos

© Jimena Montenegro© Jimena Montenegro© Jimena Montenegro© Jimena Montenegro+ 37

Tafí del Valle, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Jimena Montenegro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ACT 3D, Acerolatina, AutoDesk, Castellani, Egger, FV, Ilva, Maderplak, Neolith, Schneider, Trimble Navigation, Tromen, ferrum
  • Arquitetos Responsáveis:Diego Madrid, Daniel Tello, Santiago Vittar
  • Equipe De Design:Miru Mashmut, Ma. Emilia Martos, Santiago Robledo Salas, Facundo Tapia
  • Colaboração De Design De Interiores:Eugenia Paz
  • Colaboração De Decoração:Gabriela Guerinau
  • Engenharia:Fundamenta Ingeniería
  • Cidade:Tafí del Valle
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada em Las Nubes, no acesso a Tafi del Valle, Tucumán, Argentina. A casa está implantada num terreno de 6.000 m2 no meio do vale, protegido pela montanha e com vistas únicas sobre o distrito de El Mollar e a Barragem de La Angostura. A aldeia de Tafi del Valle está localizada ao norte da casa. A noite permite testemunhar a imensidão de todo o vale como um tudo. Este projeto surgiu da premissa do cliente de uma casa de fim de semana com estilo industrial, um galpão de montanha.

© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro

Foi fundamental para o desenvolvimento do projeto resolver a ideia conceitual de desenhar uma casa com um estilo industrial que remonta aos antigos ingleses tanto no exterior como o interior.

© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro

Funcionalmente a casa resolve-se com duas asas laterais, destinada ao setor privativo dos dormitórios e interligada pelo espaço principal da casa, o setor social. A volumetria se incorporou ao terreno de forma paralela à barragem, ganhando assim as melhores vistas panorâmicas e postais que a paisagem nos oferece. A sala de estar-jantar-cozinha é um espaço central integrado. Está caracterizado pela sua estrutura exposta e pela entrada de luz cênica. O espaço é único e acolhedor. As galerias permitem desfrutar da magia do morro devido ao contato direto com a natureza.

© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro

A sua materialização foi um dos aspectos mais importantes na hora de realizar este trabalho. Se construiu um armazém com um sistema não-tradicional num local com mão de obra não qualificada. Isso criou um duplo desafio para o escritório. As grandes janelas, impossíveis de evitar, devido aos visuais que o contexto nos proporciona, obrigaram-nos a trabalhar com carpintarias de alto rendimento para não perdermos o conforto. O concreto armado, majoritariamente exposto e esquadrias metálicas com fixações de painéis de classe 50 mm (k = 0,36), compõem a estrutura da casa. Os painéis de chapa autoportante com núcleo isolante de poliuretano (sistema geralmente escolhido para câmaras frigoríficas) foram escolhidos a fim de atender às altas demandas climáticas da região.

© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro
Corte A-A
Corte A-A
© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro

A Casa Nubes é um projeto que quebra os contornos de uma construção tradicional do local, respeitando o seu entorno. O projeto e o local falam por si só.

© Jimena Montenegro
© Jimena Montenegro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nubes / Etéreo Arquitectos" [Casa Nubes / Etéreo Arquitectos] 13 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962769/casa-nubes-etereo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.