Cabana A / Bourgeois / Lechasseur architects

Cabana A / Bourgeois / Lechasseur architects

© Maxime Brouillet© Maxime Brouillet© Maxime Brouillet© Maxime Brouillet+ 23

Petite-Rivière-Saint-François, Canadá
  • Equipe De Projeto:Olivier Bourgeois, Régis Lechasseur, Alexandre Côte, Valérie Gauthier, Isabelle Auclair, Maxime Rousseau
  • Artistas:Criterium
  • Cidade:Petite-Rivière-Saint-François
  • País:Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma conhecida localidade turística, a região de  Charlevoix apresenta as paisagens mais famosas de Québec. Nos últimos 15 aos, com a abertura de um novo resort de esqui, este já conhecido destino se tornou um dos principais pontos turísticos do país, e com isso, uma grande variedade de hospedagens surgiu, propondo vistas únicas para seus visitantes. A Cabana A é uma novata na região, inaugurada em dezembro de 2019 e fica localizada a 20 minutos do  Le Massif ski resort. Esta cabana está implantada em um terreno íngreme e com vista para o Rio St Lawrence. 

© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet
Implantação
Implantação
© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet

Em busca de uma fonte de inspiração, a equipe composta por arquitetos e artistas gráficos recorreu ao Código Internacional de Sinais (ICS), há muito utilizado nas comunicações náuticas. Enquanto o sinal Alfa determinou a geometria geral do edifício, referências sutis à arquitetura naval foram introduzidas por toda parte. O teto triangulado da cabine é uma lembrança das velas voltadas para o vento, enquanto um grande terraço de madeira evoca o convés superior de um navio com vistas deslumbrantes para o rio. O uso de painéis de madeira nas paredes e no teto da área de estar enfatiza ainda mais a analogia com a arquitetura naval.

© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet

A entrada principal está localizada sob uma das águas do telhado inclinado, também reconhecida como a perna esquerda da letra "A" pelos autores. O espaço compartilhado é uma longa galeria com vistas de 180 graus para o Rio St. Lawrence. Concebida para acomodar grupos de até 12 pessoas, a cabana dispõe de cozinha completa, área de estar e área para refeições, que se estende para o exterior, se o tempo permitir.

© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet

Uma escada que sai da porta de entrada leva ao nível inferior parcialmente enterrado. Três quartos e um dormitório aberto para crianças oferecem ampla acomodação para dormir. Uma sala de jogos central dá acesso a uma área de spa protegida, localizada diretamente sob o deck do piso térreo.

© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet

A sala de estar e jantar tem pé-direito duplo e é revestida com painéis de madeira compensada russa, também usados para os móveis embutidos. Os painéis de cor clara, estendidos para o exterior, contrastam fortemente com os tons escuros do telhado e do revestimento das paredes externas.

© Maxime Brouillet
© Maxime Brouillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Petite-Rivière-Saint-François, QC G0A 2L0, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabana A / Bourgeois / Lechasseur architects" [Cabin A / Bourgeois / Lechasseur architects] 02 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962701/cabana-a-bourgeois-lechasseur-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.