Casa Carpina / NEBR Arquitetura

Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Carpina / NEBR Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Carpina, Brasil
  • Arquitetos: NEBR Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcoa, Celite, Deca, GRUPO PAMESA CERAMICA, TAU Ceramica, Prissmacer, Ecoceramic, Geotiles, Navarti, Iquine, Seves Glassblock, Tigre, Tramontina
  • Arquitetos Responsáveis: Edson Muniz
  • Equipe De Projeto: Amanda Brandão, Chico Santos
  • Cidade: Carpina
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. No céu do município interiorano de Carpina, há sempre uma revoada a passar, há sempre um pássaro a cantar. Neste cenário tão singular, o desenho da casa de campo emerge em sua condição primária – desfrutar a atmosfera envolvente mediante uma arquitetura sem excessos. A geratriz do partido arquitetônico advém do corte longitudinal da geografia em declive e se apropria do perfil natural do sítio em meio à Zona da Mata Pernambucana.

Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Imagem 22 de 23
Planta - Térreo
Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

O processo projetual pragmático compreende as premissas impostas à sua dicotomia – equilibrar razões de ordem econômica e construtiva. Em síntese, o sistema construtivo convencional em concreto armado, onipresente no território, valida desdobrar e traçar uma arquitetura identitária dentro das possibilidades.

Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Para tanto, a acuidade técnica dos projetistas no canteiro de obras orquestra o aparato consciente na materialização dessa dialética. O traçado regulador das plantas assume uma divisão modular, ao ordenar e acomodar um escopo programático denso para uma residência de 240m² de área construída, distribuídas em dois pisos.

Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Por outro lado, apesar da conformação compacta do programa doméstico, a resolução geométrica do vazio edilício sucede qualificar a ambiência dos espaços ocupados, na tentativa de legitimar diálogos com a fruição da paisagem rural ininterrupta envolta ao habitat. A partir da articulação de sólidos ortogonais volumetricamente díspares, a expressão plástica de projetação rigorosa visa acentuar o rigor geométrico com uma certa fragmentação ao subverter protagonismos formais.

Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

A linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem compreende por vezes cursos contínuos, ora descontínuos, desponta ao avançar e retrair a caligrafia de arestas não coplanares. Em sua materialidade, o projeto faz proveito da sinergia tangível na profusão dos blocos de vidro em atenuar a luz natural por uma ótica plural. Essa experiência conjuga uma sensível narrativa poética em virtude da sombra, entre a coexistência métrica dos blocos ante o bordado esguio da natureza ali posta.

Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

Outro elemento suscita um papel notável em seu íntimo, um inesperado passadiço envidraçado paradoxalmente paira sobre a paisagem e testemunha o finito ao gravitar as interfaces natural e edificada o significado perene do espaço. A existência precede a sua essência, essa valia perpetua a alma da casa – a elegia do vazio edificado frente à natureza sublime.

Casa Carpina / NEBR Arquitetura - Imagem 21 de 23
Modelo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Carpina / NEBR Arquitetura" 28 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962617/casa-carpina-nebr-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.