Casa na Serração / Homestorming + André Caetano

Casa na Serração / Homestorming + André Caetano

© Nuno Almendra© Nuno Almendra© Nuno Almendra© Nuno Almendra+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Nuno Almendra
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AB Mármores, AEG, Armindo Cardeira Mobiliário por Medida, AutoDesk, CIN, Chaos Group, Cortizo, Efapel, Eglo, Leds-C4, MICROCRETE, Mantra Lighting, Normo, RMC, Recer, Sanindusa, Smeg, Termofoc, Trimble, Tupai, +3
  • Arquitetos Responsáveis:Ana Fiúza e André Caetano
  • Engenharia:Hugo Marques
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de Reabilitação de uma antiga serração, em pleno Centro Histórico de Oeiras. A volumetria da antiga serração serviu como ponto de partida para toda a intervenção. Pretendia-se preservar o seu volume, com cobertura de duas águas, perfeitamente integrado no imaginário urbano da Rua dos Lusíadas.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

O volume original ocupava a totalidade do lote. De maneira a tornar a construção existente habitável, foi necessário recorrer a um conjunto de 3 pátios interiores, que para além de assegurarem uma relação contante entre o interior/exterior, oferecem múltiplas vivências dos espaços, sempre com as muralhas periféricas originais do séc. XVIII como pano de fundo.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra
Planta Piso 1
Planta Piso 1
© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

No exterior, os alçados assumem a geometria da construção original, respeitando a sua herança industrial. No entanto, a utilização de ripados e de vãos de generosas dimensões permitiram estabelecer novas relações visuais com o exterior, criando enquadramentos inesperados com os limites da construção original.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra
© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

No interior, o programa divide-se entre dois pisos. A área social principal, no piso térreo, com o seu duplo pé-direito, assume-se como o coração de toda a proposta. Aqui podemos ver a cobertura de duas águas da construção original, que confere ao espaço uma atmosfera muito característica e cuja luz se vai transformando ao longo do dia através das relações que estabelece com o exterior (pátio a nascente no piso térreo e pátio a poente no piso superior, com uma iluminação filtrada pelo ripado desenhado na fachada exterior).

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

Embora inicialmente a volumetria original da serração nos conduzisse a uma proposta que aparentemente se encerrava sobre si mesma no interior das paredes periféricas existentes, a criação de um sistema composto por diferentes pátios permitiu oferecer uma relação constante entre interior e exterior, estabelecendo assim uma atmosfera que privilegia o habitar, em comunidade.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oeiras, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Serração / Homestorming + André Caetano" 03 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962615/casa-na-serracao-homestorming-plus-andre-caetano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.