Casa Pachacamac / del Solar arquitectos

Casa Pachacamac / del Solar arquitectos

© Renzo Rebagliati© Renzo Rebagliati© Renzo Rebagliati© Renzo Rebagliati+ 24

Pachacamac, Peru
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Renzo Rebagliati
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Balterio Peru, Bosch Perú, Casa Rosselló, Cassinelli, Pucon
  • Arquitetos Responsáveis:Vhal del Solar
  • Colaboradores:Renzo Gallese
  • Decoração E Paisagismo:Magali del Solar
  • Cidade:Pachacamac
  • País:Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na periferia da cidade de Lima, no vale do rio Lurín, um lugar que resiste como o último reduto natural verde remanescente da região. O projeto nasceu com o desejo de manter viva a memória do refúgio familiar no campo, um espaço de contato e partilha ao ar livre. A serra, o percurso do sol, as árvores e a topografia determinaram a implantação do volume principal e o desenho de todos os espaços, tanto interiores como exteriores. O que começou como uma casa de repouso de férias no campo tornou-se um espaço de residência permanente. Isto significou a necessidade de transformações constantes e intervenções e extensões adaptadas às mudanças.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

A casa é resolvida dentro de um volume compacto de dois níveis que está localizado na parte de trás do terreno, buscando maximizar a sensação de amplitude do terreno, que é percebido como uma manta verde contínua desde o portão de entrada. O caminho de chegada, que atravessa o jardim, serve de filtro, como uma peneira muito sutil, que permite perceber a passagem tranquila do tempo no percurso. Os espaços interiores abrem-se então para o ambiente bucólico envolvente que é apreciado sob uma nova perspectiva, acompanhada por estímulos aos 5 sentidos. A técnica construtiva mista, alvenaria de blocos de concreto no primeiro pavimento e madeira no segundo pavimento e cobertura, procurou a todo o momento uma utilização eficiente dos recursos mas mantendo a tradição rústica e acolhedora de uma casa de campo.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati
Axonométrica
Axonométrica
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

A partir da definição do conceito do projeto, a decoração foi aberta ao uso e arranjo de todas as peças que os clientes tivessem. O conjunto incluí elementos de todos os tipos  como trilhos antigos, grades, colunas, janelas, portas, entre outros, os quais eram reciclados de antigas casas demolidas e à espera de um novo uso. Partindo deles, foram concebidos os espaços exteriores complementares: o terraço de estar separado da casa como local de meditação e inquietação; a horta ao lado da estufa para o cultivo sustentável de plantas e alimentos; e a sala de jantar aberta para o jardim. 

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati
Cortes
Cortes
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

O privilégio de viver rodeado de jardins, quintas, plantas e animais, exige também a responsabilidade de manter o seu delicado ambiente em equilíbrio. Esses valores essenciais de conexão íntima e do que a vida familiar envolve guiaram um processo de projeto não só de longo prazo, mas contínuo e que se prolonga ainda futuramente. 

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pachacamac / del Solar arquitectos" [Casa Pachacamac / del Solar arquitectos] 31 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962491/casa-pachacamac-del-solar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.