Casa L / Pool Leber Architekten

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior, FachadaCasa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de ExteriorCasa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de InterioresCasa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, ConcretoCasa L  / Pool Leber Architekten - Mais Imagens+ 21

Gräfelfing, Alemanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  475
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brigida Gonzalez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FSB Franz Schneider Brakel, HeidelbergCement, Huguet, Warema
  • Design Team: Isabella Leber, Martin Pool, Valeria Polakovicova, Joanna Tomaszewska, Moritz Marquard, Marta Falchi, Stefan Krauß
  • Cidade: Gräfelfing
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Brigida Gonzalez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa L, uma residência unifamiliar que contém uma ala de escritório e um apartamento para uma au pair, é esculpido como um monólito de concreto. Ela é como aparenta ser: de concreto dentro e fora, sem instalações ou revestimentos adicionais.

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida Gonzalez
Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida Gonzalez

A forma cristalina toma seus contornos a partir dos edifícios vizinhos: casas individuais compactas dos anos 30 com telhados de quatro águas localizadas na esquina de grandes jardins. Aqui, o objeto de seis lados é inclinado para deixar espaço no noroeste para a garagem e para permitir um jardim espaçoso ao sul. 

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Concreto
© Brigida Gonzalez

A planta é desenvolvida em torno de uma escada em forma de losango, que é o núcleo estruturante e que integra o eixo central de manutenção. As salas estão dispostas em torno deste elemento central, cada uma abrindo em diferentes espaços externos.

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Escada
© Brigida Gonzalez
Casa L  / Pool Leber Architekten - Imagem 20 de 26
Planta baixa térreo
Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores
© Brigida Gonzalez

No pavimento térreo, a cozinha se estende sobre as áreas de estar/jantar e se abre em direção a um terraço no lado leste. Atrás da área da cozinha fica um pequeno apartamento para uma au pair, com entrada própria e pequeno espaço de jardim privado no nordeste. Os espaços auxiliares, como depósito e vestiário, estão interligados com a sala da au-pair e com a cozinha, enquanto abrem-se diretamente para a garagem.

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Brigida Gonzalez

O nível superior é organizado com os quartos das crianças, o quarto principal e o quarto de hóspedes de um lado, e o espaço do escritório do outro. O escritório tem sua entrada principal a partir de uma escada separada que sobe pela entrada principal, mas também pode ser acessado do interior da casa. O quarto mais ao sul pode ser tanto adicionado de forma flexível ao conjunto do escritório como utilizado como um quarto de criança para a casa.

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Brigida Gonzalez

O poço de luz dos túneis de escadas em forma de V atinge até porão, onde uma piscina, banho de vapor, sauna e sala de ginástica se abrem para um jardim rebaixado no lado leste. 

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores, Escada
© Brigida Gonzalez

A planta baixa tem uma forma poligonal mas compacta que molda as salas interiores, as áreas do jardim e o telhado que se dobra.

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Interiores
© Brigida Gonzalez

A unidade da forma é refletida na unidade do material. As espessas paredes auto-isolantes de concreto leve são suavizadas com uma superfície com veios, enquanto a parte inferior do telhado é revestida com tábuas ásperas, ressaltando as direções das várias superfícies. A disposição diagonal é utilizada até no revestimento poligonal branco-creme no piso da área de entrada. Estas superfícies suaves são complementadas com tons neutros do reboco branco-creme, a pedra cinza e o tapete, e os tons naturais do carvalho e do carvalho fumê do mobiliário.

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida Gonzalez

A superfície superior é protegida contra os elementos com um selante, após um exame mais atento mostrar que apenas o próprio concreto aparente, como foi previsto originalmente, não seria suficientemente durável. A superfície é impermeabilizada com polímero líquido, recoberta com areia de quartzo com cores que imitam o concreto leve que, por sua vez, é coberto com uma dispersão de poros escuros. A base da parede é protegida com uma argamassa de cimento mineral na cor do concreto. 

Casa L  / Pool Leber Architekten - Fotografia de Exterior
© Brigida Gonzalez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa L / Pool Leber Architekten" [Villa L / Pool Leber Architekten] 31 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962486/casa-l-pool-leber-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.