Casa Snik / MADE architects

Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Snik / MADE architects - Fotografia de InterioresCasa Snik / MADE architects - Fotografia de InterioresCasa Snik / MADE architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: MADE architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Johnny Umans
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARWO BOUW, Jaga, Reynaers, VANDERSANDEN
  • Equipe De Projeto: Gill Matthyssen, Liesbeth Storkebaum, Fiona Deziron, James Scott
  • Arquitetos: MADE architects
  • Cidade: Antwerp
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Johnny Umans

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena extensão transforma a casa de uma família existente em um lugar mais flexível, sem perder as conexões com a arquitetura de seu entorno.  

Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Johnny Umans
Casa Snik / MADE architects - Imagem 18 de 19
Planta - Pavimento Térreo
Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Johnny Umans

O edifício existente faz parte de um bairro construído recentemente na parte sul do centro da cidade de Antuérpia. A casa está situada no limite de duas tipologias diferentes: edifícios largos mas rasos e edifícios estreitos mas profundos. O projeto consiste em um edifício de dois pavimentos que parte do primeiro tipo de construção, que é largo, mas raso. Os habitantes queriam mais espaço para poderem convidar a sua família. Desejavam uma sala de estar maior, bem como um espaço extra no primeiro andar com uma utilização flexível, como oficinas (para figurino de teatro) e um quarto de hóspedes .

Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores
© Johnny Umans

O alinhamento do jardim com o edifício adjacente à direita, em vez da esquerda, permitiu o alargamento do edifício em 2,80 metros, que é também a expansão máxima permitida pelo departamento de urbanismo. A transformação torna-se visível extraindo a fachada dos fundos, em tijolo vermelho, e introduzindo as novas faces com acabamento em gesso branco.

Casa Snik / MADE architects - Imagem 15 de 19
Planta - 1º Pavimento

Ao nível do solo, o novo prolongamento ocupa agora toda a largura do lote de construção, situando o volume do primeiro piso no lado direito, onde existia uma parede comum. O volume do pavimento superior mantém a mesma distância de 2,80 m da borda do lado esquerdo. Com este gesto a casa geminada transforma-se e obtém uma nova orientação para noroeste e é enriquecida com uma cobertura verde.

Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Johnny Umans
Casa Snik / MADE architects - Imagem 16 de 19
Corte BB

Entre a sala de estar e o jardim, uma grande janela dobrável integra o jardim com a casa. O uso do mesmo concreto polido cria uma transição perfeita entre o interior e o exterior.

Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Johnny Umans

A oficina do designer está situada no primeiro pavimento e pode ser dividida em duas salas. Ao levantar uma parte do chão, um pódio é criado, e através das laterais de vidro do pódio, as duas salas adjacentes são conectadas de forma sutil com a sala de estar abaixo e a luz natural atinge a parte central do andar térreo.

O conjunto habitacional existente foi inteiramente construído sobre estacas de fundação.

Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Interiores
© Johnny Umans

Usar o mesmo tipo de fundação não foi possível para a nova extensão, por motivos técnicos e financeiros. Foi necessária uma estrutura leve, direcionando para uma construção em madeira em CLT, madeira laminada cruzada. Os benefícios importantes de uma estrutura CLT, além do peso, são a redução extrema do tempo de construção e as paredes estruturais delgadas, com apenas 8 cm. Como as dimensões a expandir eram muito limitadas, o sistema de fachada compacta foi uma importante estratégia neste projeto. 

Casa Snik / MADE architects - Imagem 19 de 19
Corte AA

Embora a fachada posterior copie a cor da alvenaria original do edifício, o padrão de alvenaria clássico e simples é substituído por um padrão em camadas e frívolo, inspirado em exemplos da Escola de Amsterdã.

Casa Snik / MADE architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Johnny Umans

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Snik / MADE architects" [House Snik / MADE architects] 28 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962446/casa-snik-made-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.