Edifício Residencial Safdarjang / AKDA

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores, PortaEdifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores, TijoloEdifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Exterior+ 22

Nova Délhi, Índia
  • Arquitetos: AKDA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Andre Fanthome
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Atlas Schindler, Jaquar, Kota Stone, Kronotex, Mitsubishi, Schueco
  • Equipe De Projeto : Amit Khanna, Ankita Misra, Krishna Yadav
  • Cidade : Nova Délhi
  • País : Índia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Exterior
© Andre Fanthome

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma rua residencial tranquila de Nova Délhi, uma abertura circular monumental é inserida dentro de uma fachada de tijolos quadrados.

Em essência, este ato singular de intenção arquitetônica define o projeto, que é um prédio de apartamentos desenvolvido por uma família para uso privado. A fachada deste edifício pode ser vista como uma resposta ao contexto ou uma reflexão sobre a materialidade. No entanto, o que realmente representa é uma conversa contínua com a história da arquitetura moderna na Índia. Esta fachada é uma homenagem à ideia de arquitetura imaginada por um arquiteto singularmente extraordinário.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores, Porta
© Andre Fanthome
Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Imagem 20 de 22
Corte
Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Andre Fanthome

A obra de Louis Kahn deixou uma marca indelével na arquitetura da Índia. Trabalhando dentro de uma estrutura pós-colonial consolidada pela plasticidade corbusiana tardia de um lado e pelo modernismo regional do outro, sua obra pode ser relativamente diminuta; mas teve um impacto desproporcional na prática da arquitetura. Suas formas sombrias e monolíticas no Instituto Indiano de Administração em Ahmedabad e na Assembleia de Bangladesh em Dhaka, combinadas com a força robusta dos materiais locais evocam uma monumentalidade mística, mas contida.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Andre Fanthome

Crucial para sua criação foi o ato de perfurar paredes de tijolo e concreto aparentemente com grandes vazios geométricos, criando sombras dramáticas enquanto o forte sol indiano avança pelo céu. Esses vazios costumavam ser circulares; arcos puros em sua conceituação e perfeitos em sua execução, um testemunho da genialidade do artesanato indiano.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores, Porta
© Andre Fanthome
Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Imagem 19 de 22
Plantas

Este edifício, portanto, é uma ode a Kahn e sua ideia de como um projeto deveria ser. É o último capítulo de uma longa conversa de milênios sobre o significado da arquitetura transmitida por meio da forma. Dentro da cacofonia urbana que permeia todas as grandes cidades do mundo, é importante criar espaços de repouso tranquilo e a linguagem arquitetônica usada neste edifício se esforça para recriar essa, tão necessária, sensação de calma.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Andre Fanthome

Composta por 4 apartamentos elevados acima do nível da garagem, a propriedade é cercada por vizinhos em ambos os lados. A largura de 9 metros do edifício é sua única fonte de luz em ambas as extremidades. As plantas dos apartamentos são redutivas, concentrando todos os serviços num núcleo de uma das faces do edifício, nomeadamente escada, elevador, 3 banheiros, cozinha e ambos os quartos. A outra metade longitudinal do edifício é uma ampla sala de estar iluminada pelas janelas de piso ao teto em ambas as extremidades. No último andar, este espaço é pontuado por um pátio aberto à intempérie.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andre Fanthome

Na fachada, peças de tijolos finos são sustentadas por uma estrutura de perfis de aço inoxidável, ambos atuando como um anel de tensão dentro do vazio e como ângulos de apoio na parte superior e inferior da tela. Toda a tela de tijolos é elevada do nível do solo, construída para ser um quadrado perfeito circunscrevendo um círculo. As paredes laterais e posteriores expostas são finalizadas com gesso de cimento branco.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Interiores
© Andre Fanthome

No interior, as paredes de tijolos expostos contrastam com o concreto. As placas de pavimentação Kota de origem local são usadas para o piso do interior, polvilhadas com pedra Jaisalmer amarelo mostarda no pátio e nos banheiros. Um balcão de aço inoxidável na cozinha aberta é compensado por azulejos azuis feitos à mão. A própria cozinha fica em frente ao pátio aberto, marcada por degraus de pedra Kota de 2,50cm de espessura em balanço na parede de quartzito que se eleva ao céu.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Imagem 22 de 22
Elevação

O projeto ilustra uma compreensão sobre a durabilidade dos materiais em nosso clima rigoroso. O tijolo é inerentemente durável - os tijolos de argila duram quase indefinidamente, sendo amplamente imunes ao fogo, detritos transportados pelo vento e flutuações de temperatura e sua massa térmica excepcional ajuda a mitigar a transferência de calor. Com base no custo e no ciclo de vida, os tijolos superam quase todos os outros materiais de construção, reduzindo efetivamente o impacto ambiental de outros sistemas, como ar condicionado e calefação.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Exterior
© Andre Fanthome

Cada componente do edifício foi selecionado com os mesmos parâmetros de alto desempenho, robustez inerente e eficiência energética. São utilizadas janelas de alumínio com vidros duplos em toda a volta, o terraço é isolado com floreiras invertidas sobrepostas a ladrilhos de terracota, o ar condicionado usa volume refrigerante variável com base no monitoramento ativo do uso interno e iluminação LED é usada em todo o edifício. Sensores são instalados nos banheiros e controlam automaticamente as luzes com base no movimento e nas condições de luz ambiente. Os apartamentos são protegidos por um sistema de segurança central sem chave com acesso digital.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Imagem 21 de 22
Fachada - Vista Axonométrica em Camadas

A qualidade dos edifícios na era pós-independente da Índia sempre foi uma fonte de debate, já que as predileções modernistas de ideais de projeto forçaram o abandono do artesanato tradicional em busca da simplicidade branda. Este projeto busca a superação desses ideais, antecipando a modernidade em busca da sustentabilidade, sentido e habilidade.

Edifício Residencial Safdarjang / AKDA - Fotografia de Exterior
© Andre Fanthome

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Residencial Safdarjang / AKDA" [Safdarjang Residence / AKDA] 24 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962161/edificio-residencial-safdarjang-akda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.