Casa Dois / atelier RUA

Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, PrateleiraCasa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, CamaCasa Dois / atelier RUA - Mais Imagens+ 16

Olhão, Portugal
  • Arquitetos: atelier RUA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, Bosch, CIN, Caple, Efapel, Fassa Bortolo, Geberit, JNF, Jansen, LG, Neolith, Primus Vitória, RMC, Roca, Rodi, Saint-Gobain, Smeg, Teka, Vola, Weber
Mais informaçõesMenos informações
Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem lugar num antigo armazém, no interior de um quarteirão no núcleo histórico de Olhão. Uma cidade piscatória, de forte influência islâmica apresenta uma malha irregular e orgânica de vias estreitas e construções sobrepostas, de reconhecida volumetria (cubista).

O edifício existente de 2 pisos, pés direitos altos, tetos em abóbada e terraço de açoteia, enquadra-se na tipologia de arquitetura popular, que se pretende preservar, valorizar e readaptar.

Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

No piso térreo, com uma área total de 90m2, dispõem-se as zonas sociais da casa – cozinha e sala em open-space, servidas por um novo pátio que surge com a demolição de um teto abobadado. A ligação interior-exterior é feita através dos dois arcos pré-existentes, cuja dimensão transfere aos espaços um sentido de continuidade entre eles. 

Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Francisco Nogueira
Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Francisco Nogueira

O pátio faz parte de um conjunto de espaços exteriores, um por piso, onde se pretende recriar a memória da vivência social e de lazer da casa tradicional algarvia. No piso 0, o pátio com um tanque escavado, no piso 1 o patamar base das escadas exteriores originais que ligam à açoteia, com vista para a Ria Formosa.

Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Francisco Nogueira
Casa Dois / atelier RUA - Imagem 20 de 21
Corte
Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Cama
© Francisco Nogueira

No piso superior, localizam-se os dois quartos, em suite, onde os tetos altos originais são rebaixados para melhorar o nível de conforto dos compartimentos. O espaço sobrante destes tetos é aproveitado para incorporação de equipamentos infraestruturais.

Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Escada
© Francisco Nogueira
Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Francisco Nogueira

Os revestimentos característicos deste tipo de construção são mantidos ou reconstituídos como por exemplo a tijoleira, presente em todos os pavimentos (interiores e exteriores) mas destaca-se ainda assim uma adição alternativa, o elemento metálico branco nos espaços exteriores, presente nas escadas em caracol, nas guardas e na estrutura de sombreamento que pontua a açoteia.  

Casa Dois / atelier RUA - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Dois / atelier RUA" 14 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962151/casa-dois-atelier-rua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.