Casa Galicia / LOI Arquitectura

Casa Galicia / LOI Arquitectura

© Obralinda© Obralinda© Obralinda© Obralinda+ 27

Mar del Plata, Argentina
  • Arquitetos: LOI Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  147
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Obralinda
Mais informaçõesMenos informações
© Obralinda
© Obralinda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos em um bairro de residências unifamiliares de baixa densidade que destacam a verticalidade das árvores urbanas da cidade. O terreno do projeto é unificado em forma de “L”, onde o lado mais curto apresenta uma casa e o lado mais longo a área de serviços da casa, cada lado do lote responde a diferentes ruas e condições. O terreno voltado ao norte contém uma churrasqueira- lavandaria - garagem em tijolo aparente com uma laranjeira e uma grande palmeira. O ponto de encontro entre os dois terrenos é considerado um espaço comum e de lazer. Tomamos a parte mais longa do terreno, este setor é separado da outra parte por um lote dado pelos pais à filha. Deixando assim um campo de 10,00mts de frente x 19,00mts de comprimento.

© Obralinda
© Obralinda
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Obralinda
© Obralinda
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento
© Obralinda
© Obralinda

O programa consistia em uma casa para um casal e dois filhos, precisava ter um local de trabalho e garagem para dois carros. O estudo cuidadoso do terreno permitiu-nos compreender que devemos criar a nossa própria paisagem, valorizar a relação interior-exterior, a relação com a natureza e gerar vários percursos: o espaço da memória, o espaço de estudo, o espaço de dormir e os espaços de estar. Por isso, o modelo tradicional da casa está invertido neste projeto. O térreo contém o acesso, quartos e banheiro conjugados com a zona de trabalho de pé direito duplo com acesso independente para a rua. A parte social passa para um segundo nível para alcançar vistas distantes e estar em contato com as copas das árvores. A sala de estar e o terraço sobressaem na parte frontal para abraçar o terreno. Desta forma, a proposta baseia-se na alteração de funções ao abrigar e respeitar a vegetação anterior. Mantivemos a parede de tijolo da área da churrasqueira para dar um caráter ao espaço exterior sendo o coração da nova casa, acreditamos que, desta forma, o referido espaço capta os sentimentos e memórias de como era viver uma infância no mesmo bairro.

© Obralinda
© Obralinda
Cortes
Cortes
© Obralinda
© Obralinda

Todos os cômodos das casas foram localizados em condições que valorizam a relação frontal e posterior, buscando a sensação de privacidade. O acesso é feito através de uma área semicoberta que funciona como garagem e outras vezes como espaço lúdico, onde permite, desde o início, escolher um percurso que liga todos os espaços exteriores ou o percurso interior típico do funcionamento do lar. Esta dualidade de percursos flexibiliza os usos e todos os espaços adquirem uma condição ambígua, sempre em torno do espaço central. Estruturalmente, a frente é resolvida com uma viga invertida que ocupa toda a largura do lote, o que nos permitiu ter a flexibilidade de uso sob ela. Depois, são apenas os tirantes de madeira convencionais colocados de forma reta que constituem todo o telhado e oferecem um caráter contínuo no pavimento superior.

© Obralinda
© Obralinda
© Obralinda
© Obralinda
© Obralinda
© Obralinda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Galicia / LOI Arquitectura" [Casa Galicia / LOI Arquitectura] 22 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962109/casa-galicia-loi-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.