Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA

Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraCasa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Exterior, OrlaCasa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaCasa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de ExteriorCasa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Mais Imagens+ 37

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  712
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Vectorworks
Mais informaçõesMenos informações
Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Exterior
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Milhares de visitantes costumavam desfrutar de sorvete caseiro e limonada nesta propriedade histórica à beira do lago, em Potsdam, até que o antigo café do parque fechou as suas portas. 25 Anos depois da queda do Muro de Berlim, o arquiteto Carlos Zwick, estabelecido em Berlim, apaixonou-se pelo lugar. Ele comprou a propriedade com imóveis tombados, degradados, sem alvará para reforma ou construção, mas com uma visão: construir um lugar para reunir a família, uma casa que se integraria com a natureza existente.

Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© José Campos
Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© José Campos
Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Imagem 36 de 42
Planta - Térreo
Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Interiores
© José Campos

As árvores centenárias, a água e os monumentais terraços do imperador - nome devido ao facto de que o imperador gostava de beber o seu café aqui no passado - determinaram o conceito arquitetônico. Hoje em dia, esta casa passiva (passivhaus) que prima pela eficiência energética, fica assentada em 40 palafitas de aço inclinadas cujas 10 fundações individuais tocam delicadamente os terraços tombados do imperador apenas em pontos específicos. Uma estrutura de aço suporta os pavimentos, paredes e tetos de madeira. O equilíbrio ecológico é assegurado pelos materiais de construção sustentáveis e também pelo sistema solar térmico no telhado.

Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© José Campos
Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© José Campos

A uma altura de 3 metros e com a sua fachada de ripas verticais de madeira de lariço, a estrutura a torna uma moderna “casa na árvore”. Integra-se discretamente nas coroas dos carvalhos e castanheiros centenários. Mesmo o grande carvalho silvestre que se interpunha no caminho da casa permaneceu no lugar e agora cresce no meio da sala de estar.

Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Campos

A casa e a natureza combinam-se sem esforço, a ponto de não dar qualquer pista do grande desafio que foi realizar tudo isso. Nem uma grua em torre nem uma grua montada em caminhão podiam trabalhar entre as grandes árvores, portanto toda a casa teve de ser erguida apenas com a ajuda de um empilhador telescópico.

Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Exterior
© José Campos

A varanda estende-se ao longo de toda a largura da casa, 8 metros acima do nível da água, o que cria a sensação de flutuar diretamente sobre o lago. Também nas áreas habitáveis, enormes janelas deslizantes de madeira garantem a maior proximidade possível com a natureza.

Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Exterior, Orla
© José Campos

Cisnes e garças caminham por aqui, ao nível dos olhos dos habitantes da casa. Uma longa mesa de madeira de oliveira fica no centro da espaçosa sala de jantar, o coração da casa, com a lareira e uma grande ilha de cozinha. Pinturas contemporâneas de quase três metros de altura decoram as paredes. Algumas foram criadas no atelier localizado na própria casa, onde a companheira de Zwick pinta. A casa à beira do lago oferece espaço tanto para viver como para trabalhar. E mais tarde talvez poderá até chegar a ser um apartamento compartilhado, quando o último dos 6 filhos se mudar.

Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA - Fotografia de Interiores, Orla
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Lago / Carlos Zwick Architekten BDA" [House by the Lake / Carlos Zwick Architekten BDA] 21 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961935/casa-no-lago-carlos-zwick-architekten-bda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.