Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo

Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de ExteriorBiblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de InterioresBiblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Interiores, PrateleiraBiblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de InterioresBiblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Mais Imagens+ 33

Nasushiobara, Japão
  • Arquitetos: Mari Ito, UAo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4967
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daici Ano
  • Arquitetura: Mari Ito, UAo
  • Cidade: Nasushiobara
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daici Ano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta biblioteca e centro comunitário está localizada na cidade de Nasushiobara, a cerca de 150 km ao norte de Tóquio. Seu projeto foi premiado em um concurso em 2016. As florestas, uma parte importante da identidade da cidade, inspiraram o projeto. Quando pisamos em uma floresta, sentimos as mudanças sutis mas constantes das estações do ano, no clima e na vida vegetal e animal, absorvendo essas transformações de diversas formas poderosas do ponto de vista emocional.

Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Interiores, Viga
© Daici Ano
Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Imagem 36 de 38
Planta
Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Daici Ano

De maneira análoga, à medida que os visitantes caminham livremente pela biblioteca, eles experimentam camadas de mudanças sutis se desdobrando através de fronteiras definidas de forma suave, desde os aforismos e outras exposições exibidas em vários espaços do edifício até as atividades e outras eventuais transformações causadas pelo homem. Através da estimulação de múltiplos sentidos, o projeto tem o objetivo de despertar novas percepções e aprendizados. O primeiro pavimento é um espaço animado, acessível e repleto de muitas sutilezas entrecruzadas, enquanto o segundo andar proporciona um espaço confortável para se perder na leitura ou na pesquisa. Três características-chave da construção - "bolsões florestais", estantes dispersas e a cobertura leafline - são descritas abaixo.

Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Interiores
© Daici Ano

1. Bolsões florestais

Os "bolsões florestais" são átrios que se assemelham a pequenas clareiras na floresta, onde o céu se torna visível de repente e a luz se infiltra. Não têm um propósito claramente definido, mas estão disponíveis para eventos comunitários, exposições e outros usos. Sons e vistas escapam para cima e para fora, permitindo que as pessoas em outras partes do edifício percebam a atividade nesses espaços.

Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Daici Ano

2. Estantes dispersas

As estantes dispersas formam a estrutura de todo o edifício. No primeiro pavimento, as possíveis vistas são filtradas através das divisórias treliçadas que gentilmente dividem o espaço, e dão a sensação de como se se estivesse olhando entre as árvores de uma floresta, criando um panorama interconectado, em constante mudança, de atividades em camadas. No segundo andar, as estantes dispersas formam uma versão real dos gráficos usados no sistema de classificação da biblioteca japonesa, melhorando a capacidade de busca e permitindo rotas de circulação que cortam as pilhas categorizadas.

Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Exterior
© Daici Ano

3. Cobertura Leafline

leafline é um teto com persianas que cobre todo o interior, modelado a partir do relevo inferior das copas de árvore em uma floresta. As variações de altura na forma poliédrica criam uma série de espaços vagamente divididos e de tamanho variável. A luz filtrada passa através das persianas até o primeiro andar, criando um ambiente de luz variado. O resultado é um espaço interconectado, semelhante a uma floresta, que envolve os visitantes, transformando a paisagem urbana circundante, bem como a atividade diária das pessoas que se reúnem na biblioteca para aprender e participar de eventos, em uma variedade de cenas em constante mudança.

Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Exterior
© Daici Ano
Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Imagem 37 de 38
Diagrama da cobertura

Atualmente não se espera mais que as bibliotecas públicas sirvam apenas como um "terceiro lugar" onde as pessoas possam se reunir, mas também como desencadeadoras do aprendizado vital e da interação que se espalha pela comunidade como capital social, contribuindo para o desenvolvimento da cidade como um todo. A consciência e o conhecimento que os indivíduos ganham nesta "floresta de palavras" retornam aos seus bairros como um poderoso recurso capaz de desencadear mudanças significativas e inspirar uma consciência duradoura na comunidade como um todo. Esses são os ideais que a Biblioteca Municipal de Nasushiobara encarna.

Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Daici Ano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nasushiobara, Tochigi, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca Municipal Nasushiobara / Mari Ito + UAo" [Nasushiobara City Library / Mari Ito + UAo] 19 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961911/biblioteca-municipal-nasushiobara-mari-ito-plus-uao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.