Cidades Vacinadas - 50 ensaios urbanos e ambientais para o pós-pandemia

O Instituto Niemeyer apresenta novo livro organizado pela sua Conselheira, Arquiteta e Urbanista Leila Marques, com a colaboração de Simone Feigelson e Denise Vogel. São 67 autoras e autores convidados, mestres e doutores de várias áreas do conhecimento científico, além da Arquitetura e Urbanismo tais como Engenharia, Direito, Turismo, Biologia, Administração, Comunicação, Relações Internacionais, Antropologia, História, Geografia, Paisagismo, Economia, Artes e outras especializações, apresentando seus 50 ensaios, em quase 300 páginas editadas pela Rio Books.

O livro está organizado em 4 partes: 2 capítulos principais e 2 anexos. No primeiro capítulo, as reflexões se caracterizam mais pelas críticas sobre arquitetura, administração pública, planejamento urbano e urbanismo, tendo em vista os problemas causados ou ampliados com pandemia, reunindo ensaios projetuais, conceituais e teóricos a serem desenvolvidos para aplicação nas cidades, além de questionamentos, num esforço conjunto de res-significação dos caminhos da nossa civilização. No segundo capítulo, os ensaios e reflexões abordam aspectos da relação entre os ambientes construídos e naturais , a vida do homem moderno e seu comportamento social.

O ponto de convergência desses textos é a qualidade da vida do homem enquanto parte do meio ambiente que habita e que dele depende para a busca, bem-sucedida, do equilíbrio sustentável. A terceira parte realiza um encontro lúdico entre a arte e ciência, cuja parceria é muito mais presente no cotidiano do que nos damos conta. Na última parte, as Organizadoras buscaram a palavra do professor, parlamentar e vereador do Rio de Janeiro, Tarcísio Motta, cuja maior votação em 2020 o credencia para as abordagens do “coletivo”. Em ano afeto pela pandemia, às “perguntas que não querem calar”, demonstram que toda a ciência, todas as pesquisas, ao final, dependem da compreensão política e da ação de um povo culturalmente bem alimentado para sua melhor e efetiva participação nas questões da vida urbana.

Já em andamento projeto de realização de Documentário baseado nos textos do Livro.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Cidades Vacinadas - 50 ensaios urbanos e ambientais para o pós-pandemia" 18 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961896/cidades-vacinadas-50-ensaios-urbanos-e-ambientais-para-o-pos-pandemia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.