Projeto Residencial Mazul / Revolution

Projeto Residencial Mazul / Revolution

© Mauricio Guerrero© Mauricio Guerrero© Mauricio Guerrero© Mauricio Guerrero+ 26

Santa Elena El Tule, México
  • Arquitetos: Revolution
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Mauricio Guerrero
  • Arquiteto Responsável:Andrés Bustamante Arrieta
  • Clientes:Alberto Ventosa Merino
  • Cidade:Santa Elena El Tule
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mazul é um projeto residencial de 50 unidades à beira-mar na costa da comunidade de Santa Elena El Tule, em Oaxaca no México. A planta geral se desenvolve em um terreno de três hectares onde foram criados cinquenta lotes de aproximadamente 400 metros quadrados cada, que abrigam cada um uma unidade com 125 metros quadrados construídos. O programa arquitetônico inclui uma área de lazer com piscina, terraço, restaurante-bar e clube de praia, bem como áreas verdes virgens distribuídas pelo terreno, trilhas naturais, uma área operacional e administrativa. Cada vila foi projetada para que o espaço interno e externo estivessem integrados enquanto um espaço único que fornece uma área de sombra, descanso e um lavabo e que lhe permite viver uma experiência única de conexão com a natureza; o luxo do projeto está no exterior, na beleza do local, e sob essa abordagem, as vilas têm um programa básico de um dormitório, um banheiro, sala e cozinha, no exterior têm um terraço e uma piscina privada que fica localizada na frente de cada quarto, a fim de resfriar o vento quando ele passa por cima da água em direção ao interior da casa.

© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero

O desenho de cada unidade se concentrou em criar espaços naturalmente ventilados e iluminados, todos eles com aberturas que permitem a ventilação cruzada que garante o conforto interior do espaço. O conceito do empreendimento e das casas é refletir um estilo de vida básico e simples, sem luxos ou excentricidades. O contato e a conexão com a natureza é o verdadeiro luxo, portanto a arquitetura precisava ser algo que se misturasse com o terreno da maneira mais discreta, que utilizasse materiais econômicos e atendesse ao orçamento limitado, mas que ao mesmo tempo fosse extremamente resistente às intempéries, tempestades e furacões que são comuns na área e que pudessem ser executada rapidamente com processos e conhecimentos comuns a qualquer habitante da comunidade rural da área. O local foi uma grande inspiração para o projeto e para a seleção de materiais e acabamentos para sua construção, que deveria ser extremamente econômica e simples, por isso optamos por fazer uma mistura de paredes de concreto armado que suportam a carga, misturadas com um corante da mesma cor da areia do local e as outras paredes foram construídas de tijolo e revestidas com a areia. Ambas foram revestidas com o mesmo tipo de cor, mas com materiais diferentes, oferecendo texturas variadas, algumas mais puras e outras mais ásperas. O projeto é composto basicamente por três módulos entrecruzados, a área pública, a área semi-pública e a área privada.

© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero
Plantas
Plantas
© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero
Cortes
Cortes
© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero

Cada vila foi cuidadosamente posicionada dentro de seu lote para proporcionar privacidade e não bloquear as vistas uma da outra, e cada lote tem uma barreira vegetal em seu perímetro natural delimitando sua área e mantendo a privacidade de cada unidade.

© Mauricio Guerrero
© Mauricio Guerrero

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Elena El Tule, Oax., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Residencial Mazul / Revolution" [Proyecto Residencial Mazul / Revolution] 18 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961850/projeto-residencial-mazul-revolution> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.