Crematório Udan / d6thD design studio

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de ExteriorCrematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de InterioresCrematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior, FachadaCrematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de ExteriorCrematório Udan / d6thD design studio - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Inclined Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Asian Paints, AutoDesk, Daksh Prajapati, Jaquar, Larson and Toubro, NITCO TILES
  • Arquiteto Responsável: Himanshu Patel
  • Equipe De Projeto: Nitin, Viraj, Amruta, Setu, Sriram, Athulya
  • Cliente: Saribujrang Nirvandham Trust
  • Cidade: Amalsad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior
© Inclined Studio

Rampa cerimonial aprofunda a transição entre parque espiritual e crematório

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso medo e desconforto com a morte deixaram os crematórios como espaços segregados, frios e deprimentes dentro do contexto urbano. O estúdio d6thD foi contratado por um fundo privado para transformar esse crematório hindu de baixo desempenho em um lugar vital na cidade de Amalsad, na Índia. O arquiteto teve a ideia de criar um lugar não se limitando a cumprir os rituais de cremação, mas fazer um valioso espaço público muito necessário para uso diário no ambiente urbano.

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Inclined Studio

O local e o acesso

O terreno de 2 hectares tem estradas adjacentes no lado norte e oeste, um pequeno rio no lado sul e poucas residências no lado leste. O local tinha um terreno irregular de 5 m, descendo de norte a sudoeste. O projeto transforma estrategicamente o terreno, utilizando ferramentas de corte e aterro e contornado em dois níveis principais: o nível superior fica destinado para espaço público e o nível inferior para espaços de cremação. Ambos os níveis estão ligados à rampa, considerada como um caminho cerimonial.

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Interiores
© Inclined Studio
Crematório Udan / d6thD design studio - Imagem 17 de 19
Planta - Térreo

Após a chegada à praça de entrada da estrada norte, os visitantes são persuadidos a desacelerar com um edifício invisível e vários caminhos oferecidos. No entanto, a chaminé parcialmente visível e um elemento dourado despertam a curiosidade. Uma rampa de acesso para carros no lado oeste leva até a área de estacionamento e os visitantes podem retornar à praça usando uma escada que conecta os dois.

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior, Madeira, Tijolo, Fachada
© Inclined Studio

Parque espiritual

O nível superior é totalmente paisagístico com vários jardins espirituais, reconhecendo o fato de que no contexto indiano, a sociedade evolui em torno da religião e esses espaços muitas vezes se tornam mais do que apenas um local de devoção. Menos convencionalmente, esses espaços atendem a todas as idades e gêneros, independentemente da parte do complexo do crematório; o nível superior torna-se um espaço público significativo para o envolvimento sócio-cultural do entorno. 

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Inclined Studio

Nandivan e Sitavan, do lado de baixo e a oeste e Vrindavan no lado leste da praça de entrada ajudam a dispersar a massa pública. Um caminho sinuoso em forma de cobra que leva até um shivlinga no extremo leste fornece proteção entre as quadras de cremação e as unidades residenciais adjacentes. Todos esses espaços projetados para o uso diário dos habitantes locais são cuidadosamente combinados com a paisagem em vários níveis, respeitando a condição de contorno do local.

Crematório Udan / d6thD design studio - Imagem 18 de 19
Cortes

Caminho cerimonial

Uma rampa de 5m de largura e 60m de comprimento (Muktimarg) peculiarmente esculpida em meio ao parque público leva os enlutados da praça de entrada ao crematório escondido. À medida que se desce gradualmente, os muros de arrimo criam o efeito de eixo e focam apenas a atmosfera funeral. No início da rampa, os muros de contenção apresentam murais com as icônicas estruturas da cidade local, como a escola, a faculdade, o templo, o mercado, a estação ferroviária, entre outros, representando uma reminiscência dos mortos. Pequenos ídolos e vários santos hindus e suas citações são exibidos em nichos no muro de contenção e criam uma atmosfera piedosa para acalmar os parentes dos falecidos.

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Inclined Studio

No meio da rampa, uma ponte conectando os dois jardins no topo com trepadeiras suspensas proporciona tranquilidade. Jardineiras localizadas nas bordas superiores dos muros de contenção suavizam o impacto visual e atuam como cerca de segurança para os jardins.

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Fachada
© Inclined Studio

Uma rampa curvilínea adicional revela surpreendentemente a escultura do Deus Shiva; que não pode ser visto do nível de entrada. De acordo com o hinduísmo, o Shiva meditando em um crematório fala de indiferença em relação ao materialismo e da compreensão constante de que é preciso morrer e ser reduzido a cinzas. Ele reconhece o mundo e o encapsula na “filosofia da criação, sustentação e destruição, simbolizada por Trishula. Para acentuar isso, Shiva é visualmente emoldurado com paredes de pedra elevadas e a laje com um tridente dourado no final da rampa. Toda essa jornada de rampa incentiva a transição gradual do ambiente externo para a intimidade interna, do ruído externo para o silêncio interno e da dança da criação para o pó da morte.

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior
© Inclined Studio

Espaço de cremação

Quadras rebaixadas no nível inferior permitem uma relação controlada com o exterior e, assim, fornecem ambientes para reflexão e lembrança. Duas piras de cremação hexagonais dispostas em um padrão simétrico separadas por rampa dão a possibilidade de dois funerais ao mesmo tempo com a sensação de privacidade.

Crematório Udan / d6thD design studio - Imagem 19 de 19
Planta - Subsolo

O escritório administrativo, o salão de orações e o prédio de armazenamento de madeira são enterrados de forma que o telhado se torne uma extensão do jardim público e mantenha o mínimo impacto visual. Essas instalações subterrâneas são acessíveis a partir de amplos corredores que se abrem para tribunais de cremação. Esses espaços semiabertos se tornam áreas de espera onde os parentes se reúnem para uma sensação compartilhada de perda durante o processo de cremação. Escadas da área de espera tornam-se saída direta para o jardim paisagístico no nível superior, evitando encontros embaraçosos entre duas famílias diferentes. O uso de pedras de entulho aleatórias e telhas de terracota disponíveis localmente não apenas instilam um ambiente silencioso, mas também são eficazes em termos de custos e testados pelo tempo.

Crematório Udan / d6thD design studio - Fotografia de Exterior
© Inclined Studio

O projeto incentiva os visitantes a explorar os diferentes espaços e a interpretar o seu propósito através das suas próprias experiências e necessidades. Percebendo a morte como um elemento motivador para enfocar o significado da vida a nível pessoal e social; este crematório único - “Udan” torna-se um importante espaço público para a cidade, bem como para as aldeias vizinhas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amalsad, Gujarat, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Crematório Udan / d6thD design studio" [Udan Crematorium / d6thD design studio] 17 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961710/crematorio-udan-d6thd-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.