Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, EscadaReforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de InterioresReforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, CadeiraReforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraReforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: KREAN, nimba studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1501
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Biderbost_photo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arquimart, AutoCAD, Encapsulite, HERAKLITH, INCLASS, Keplan, Mobel Linea, Partiziona, Phillips
  • Clientes: Facultad de Empresariales. Universidad de Mondragon
  • Cidade: Oñate
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Escada
© Biderbost_photo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio da reforma da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade de Mondragon em Oñati (Gipuzkoa) foi adaptar os espaços existentes às necessidades dos usuários e às metodologias educacionais atuais. Para dar conta disso, estabelecemos um processo participativo que inclui todas as partes envolvidas (estudantes, professores e equipe administrativa) para definir um resumo da estratégia de projeto para o edifício. As salas de aula tradicionais são transformadas em espaços abertos, flexíveis e conectados que incentivam e facilitam experiências e metodologias educacionais inovadoras.

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Fachada
© Biderbost_photo

Realizamos uma análise detalhada do edifício, de seus arredores, da sinalização, das diferentes pessoas que a utilizam, dos diferentes programas que oferece de como todos estes elementos interagem. Os resultados se refletem em um conceito que direciona futuras intervenções: "Tecendo redes". Com base nessa ideia, foi realizado um projeto preliminar geral para todo o edifício. A ideia de redes se materializa em uma série de linhas criadas a partir de tubos metálicos como um elemento escultural que conecta os diferentes espaços comuns, delimitando as diversas áreas e se transformando em móveis, suporte para sinalização, iluminação e áudio. As redes refletem o desenvolvimento pessoal de cada usuário. É na trajetória de aprendizagem de cada pessoa, nas diferentes escolhas, pontos em comum com outros, viagens, estágios, etc. que a experiência pessoal é definida, tornando-a única e irrepetível.

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores
© Biderbost_photo

Depois de definido o escopo, foi realizada a primeira fase em três partes do edifício, incluindo o desenho de sinalização, mobiliário e identidade gráfica de elementos integrados nos espaços:

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores
© Biderbost_photo

  • O desenho do hall principal busca criar efeito impactante em quem entra no edifício e expressa o conceito "Tecendo redes". Para tanto, neste espaço de pé direito triplo, projetamos um elemento icônico multifuncional, o totem, onde convergem ou nascem as diferentes redes que conectam os demais espaços comuns. Este elemento vertical contempla um cenário modular e flexível que transforma o salão em um espaço aberto para a cafeteria onde diferentes atividades podem acontecer (palestras, exposições, apresentações). 

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Biderbost_photo

  • O desenho do acesso à cafeteria inclui uma divisória móvel que permite uma abertura total para o hall e uma conexão visual a partir da entrada principal. Também foram desenhados móveis específicos para esta área, modulares e com a possibilidade de serem configurados de diferentes maneiras de acordo com as necessidades demandadas pelas diferentes atividades que acontecem: almoço, café, concertos, reuniões, área de estudo, etc.

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Biderbost_photo

  • O desenho da área MTA responde às necessidades específicas da formação LEINN (Liderança, Empreendedorismo e Inovação) que utiliza metodologias inovadoras e necessita de espaços de trabalho colaborativos e disruptivos que reflitam seus princípios e valores. Foram previstas uma grande área de trabalho aberta comum às Team Companies, duas salas de treinamento e uma área de prototipagem. O projeto inclui a identidade espacial do MTA-Oñati Rocking Lab, que é inspirado no rock e na cultura basca e reflete seu DNA, princípios e valores.

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Biderbost_photo
Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Imagem 24 de 24
Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Biderbost_photo

Foi completada a segunda fase do edifício e a terceira será feita em um futuro próximo.

Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN - Fotografia de Interiores, Escada
© Biderbost_photo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oñate, Gipuzkoa, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN" [Reforma Campus de Oñati / nimba studio + KREAN] 14 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961654/reforma-campus-de-onati-nimba-studio-plus-krean> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.