Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Exterior, OrlaSantuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de InterioresSantuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Exterior, OrlaSantuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de InterioresSantuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Mais Imagens+ 24

  • Equipe Do Cliente: H.E. Hana Saif Al Suwaidi, Chairperson of Environment and Protected Areas Authority, Sharjah, Peter Jackson FRIBA, Architect Advisor to HH The Ruler’s Office, Sharjah
  • Hopkins Architects Responsáveis: Simon Fraser, Principal and Lead-Designer; Andrew Ardill, Director; Tim Sheridan, Project Director; Angus McDougall, Project Architect
  • Hopkins Architects Colaboradores: Stefan Hache, Joanne Yu, Larry Buraga, Sara Madbouli
  • Designer Gráfico: Mojo Ink, Dubai; Sophy Cave Design, Aquaria & Life Support Systems
  • Subcontratado Especialista Em Concreto Pré Moldado: Dubai Precast
  • Subcontratado Projetos Elétricos E Mecânicos: Al Muhanad Electro-Mechanical Contracting
  • Engenheiro Estrutural: e.Construct
  • Projeto De Instalações: Godwin Austen Johnson
  • Lighting Design: Lux Populi
  • Engenharia Acústica: Gillieron Scott Acoustics Design
  • Paisagismo: Spencer
  • Construtora: Hardco Building Contracting
  • Cidade: Abu Dhabi
Mais informaçõesMenos informações
Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Imagem 6 de 29
© Marc Goodwin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma das reservas naturais mais sensíveis e biodiversas do Golfo, o Santuário das Tartarugas e Animais Selvagens Khor Kalba compreende um conjunto de edifícios cápsulas. O local configura um santuário para reabilitar tartarugas e alimentar aves em extinção, conectando-se com iniciativas e conhecimentos locais.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Exterior, Orla
© Marc Goodwin
Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Imagem 20 de 29
Planta Pavimento Térreo
Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Interiores
© Marc Goodwin

Encomendado pela Autoridade de Áreas Protegidas Ambientais (EPAA) de Sharjah, o complexo também fornecerá instalações de educação e serviços para os visitantes, de forma a aumentar a consciência ambiental e o envolvimento com programas de conservação. A reserva vai reviver a importância ambiental do trabalho crítico, que está sendo realizado pela EPAA, e servirá como uma base operacional para pesquisa e monitoramento dos recursos naturais da reserva protegida de Kalba, bem como, aqueles da área mais ampla da costa leste dos Emirados Árabes Unidos e Omã.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Imagem 21 de 29
Corte

Sete cápsulas interconectadas e estruturas tensionadas configuram o centro de visitantes, com terraços e vista panorâmica para as florestas de mangue e montanhas distantes. As instalações incluem aquários, áreas de exposição, comodidades para visitantes, escritórios de funcionários, instalações veterinárias, salas de aula, lojas e um café. Uma trilha natural, cuidadosamente planejada, incentiva os visitantes a explorar a rica biodiversidade da reserva de florestas de manguezais indígenas e planícies lamacentas, além das espécies que ela abriga, incluindo tartarugas, arraias, gazelas e o raro pássaro, Arabian Collard Kingfisher.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Marc Goodwin
Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Exterior
© Marc Goodwin

A geometria dos volumes é inspirada nos exoesqueletos de ouriços e ecoa propositalmente aqueles do Museu de Geologia Buhais, com o qual o Santuário é ligado. As cápsulas foram projetadas como estruturas de concreto pré-fabricado para minimizar a interrupção do terreno existente, com fundações de concreto que são feitas de simples e robustos discos, elevados do solo para protegê-los da maré local.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Exterior
© Marc Goodwin

Os edifícios modulares convidam a paisagem para o interior dos espaços, usando vistas panorâmicas emolduradas e aberturas de luz natural zenitais. Os volumes são revestidos por segmentos de concreto pré-moldado recortado em branco, referenciando as conchas encontradas na costa local e criando variações sutis de luz e textura. Uma série de reforços de aço acentua as formas esculturais em balanço e completa este sistema de revestimento robusto, sendo ele próprio projetado para suportar as condições costeiras implacáveis do local.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Interiores
© Marc Goodwin
Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Interiores, Banheira
© Marc Goodwin

Os visitantes, de forma dramática, se aproximam dos casulos com nervuras semi-fechadas, que servem como um espaço de orientação e apresentam aberturas envidraçadas orientadas para as principais vistas. Uma paleta de tons litorâneos claros suaviza o interior, que é iluminado por claraboias ocuili.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Interiores
© Marc Goodwin

Princípios de design passivos foram priorizados em toda a construção, para proteger os espaços internos do calor do deserto e reduzir a energia operacional geral necessária.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Marc Goodwin

As cascas de concreto pré-moldado, nervuras e discos de fundação in-situ dos casulos, fornecem uma massa térmica exposta e bem vedada em seus pavimentos, paredes e cobertura. Em toda a superfície dos volumes, foi mantida contínua uma membrana à prova d'água e de isolamento na cavidade do revestimento.

Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects - Fotografia de Exterior, Orla
© Marc Goodwin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mangrove National Park - Anantara Hotel - Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Santuário das Tartarugas na Reserva Kalba Mangrove / Hopkins Architects" [Turtle Sanctuary at Kalba Mangrove Reserve / Hopkins Architects] 15 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961610/santuario-das-tartarugas-na-reserva-kalba-mangrove-hopkins-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.