Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects

Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de InterioresHospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Interiores, TijoloHospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de InterioresHospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaHospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Mais Imagens+ 9

  • Client: Josef and Anni Albers Foundation / Le Korsa
  • Project Team: Manuel Herz, Alexis Schulman, Moussa Belkacem, Panagiota Alevizou
  • Project Management: Massamba Camara, Matthias Persson, Allegra Itsoga, Andrew Seguin
  • Site Supervision: Cheikh Mbacke Diasse
  • Engineering: Seydou Thiaw, Africa Group Ingénieries
  • País: Senegal
Mais informaçõesMenos informações
Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Iwan Baan

Antecedentes. A Maternidade e Hospital Pediátrico de Tambacounda se baseia em 15 anos de trabalho extraordinário no leste rural do Senegal pela Fundação Albers e Le Korsa. Ecoando a ideia de Josef e Anni Albers do uso de "meios mínimos para o máximo efeito", este projeto vai muito além de uma estrutura arquitetônica, inserindo-se dentro da comunidade, economia e paisagem locais.

Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Iwan Baan
Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Escada, Fachada
© Iwan Baan

Foi neste espírito que em 2005 Nicholas Fox Weber, Diretor da Fundação, fundou o Le Korsa para englobar as iniciativas filantrópicas da Fundação na região. Desde então, a Fundação e o Le Korsa têm fornecido apoio às comunidades rurais senegalesas nos campos da cultura, educação e saúde. Em 2015 lançaram THREAD, um centro cultural para habitantes locais da aldeia rural de Sinthian, projetado pro bono pelo escritório de arquitetura Toshiko Mori, que desde sua criação tem fomentado o intercâmbio cultural entre comunidades locais e residentes internacionais. No campo da educação, a Fundação e Le Korsa construíram no ano passado uma escola primária no vilarejo de Fass, projetada mais uma vez por Toshiko Mori, a primeira escola em uma região de mais de 110 vilarejos a oferecer educação secular ao lado do ensino tradicional do Alcorão. Ambas as estruturas compartilham referências sutis mas que fazem referência às práticas de Josef e Anni e à estética Bauhaus, como as belas coberturas tecidas que lembram os tecidos de Anni e os padrões geométricos nas paredes e portas lembrando as estampas de Josef e Anni.

Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Imagem 12 de 14
Diagrama volumétrico do edifício

O Hospital. No campo da saúde, o Hospital de Tambacounda - o único grande hospital da região - é um recurso vital que atende cerca de 20.000 pacientes por ano, vindos dos arredores, estendendo-se através da fronteira para o Mali. Os médicos haviam trabalhado anteriormente em condições extremamente difíceis, com um projeto original que deixava os espaços comunitários severamente superlotados. O projeto do novo conjunto Maternidade e Hospital Pediátrico traz uma sensação de coerência e melhora muito o conforto dos pacientes e de suas famílias visitantes. A estrutura de Herz compreende um edifício de dois andares em forma curvilínea que reúne duas clínicas - pediatria e maternidade - sob o mesmo teto e oferece aproximadamente 150 leitos hospitalares. O extenso comprimento do edifício permite a circulação fluida da equipe e dos pacientes, além de acomodar múltiplos espaços comunitários tanto entre os quartos como nos pátios, formados pelas curvas em S, transformando-as na coluna vertebral da  socialização no hospital.

Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan
Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Imagem 10 de 14
Planta Térreo
Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan

Projeto de Manuel Herz. O desenho de Herz inclui várias inovações de design de clima passivo para combater os desafios impostos pelas características extremas do clima local, e para ajudar a renunciar à necessidade de ar condicionado. O edifício é marcado por uma largura estreita de apenas sete metros, uma característica que permite que todas as salas sejam arejadas e resfriadas naturalmente por ventilação cruzada. Além disso, seu uso inspirado em muxarabis de tijolos com aberturas tem as vantagens de bloquear o sol e facilitar a circulação do ar, ao mesmo tempo em que dá ao hospital seu motivo visual característico recorrente e seu belo jogo de luz e sombra. Um segundo telhado cobre o teto primário da extensão, repelindo a maior parte da luz solar direta e criando um efeito chaminé que atrai o calor para cima e para fora dos quartos abaixo.

Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Imagem 14 de 14
Diagrama climático

Um Projeto Colaborativo. Herz colaborou em todas as etapas com a liderança local, Dr. Magueye Ba e dependeu da experiência da comunidade, trabalhando quase exclusivamente com artesãos e engenheiros de Tambacounda e dos vilarejos vizinhos, e assim ajudando a proporcionar emprego e apoio à economia rural. A natureza holística do projeto ajudou a gerar mais infra-estrutura para a área além do hospital; uma fachada de teste criada numa fase inicial por Herz e Ba para examinar como os tijolos funcionavam no clima e foi posteriormente ampliada para construir uma pequena escola nova para as crianças da região. Além disso, Herz e sua esposa projetaram um playground, o primeiro construído na cidade de Tambacounda. A sensibilidade à paisagem local também foi um elemento chave deste projeto multidimensional, com o esforço para criar a menor interferência possível nas árvores locais. Após a conclusão da Maternidade e do Hospital Pediátrico, Herz construirá aposentos para ajudar a atrair mais médicos à cidade, em um projeto inspirado em uma estampa de Anni Albers.

Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Senegal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Tambacounda / Manuel Herz Architects" [Tambacounda Hospital / Manuel Herz Architects] 14 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961556/hospital-tambacounda-manuel-herz-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.