Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects

Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de ExteriorEscritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaEscritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Interiores, VigaEscritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Exterior, TijoloEscritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Mais Imagens+ 27

  • Equipe De Projeto: KyungHo Kim , JongHyuk Park
  • Construção: HanSoo Shin
  • Arquiteto Responsável: Hanjae Cho
  • Cliente: Junwun Song
  • Cidade: Jung-gu
Mais informaçõesMenos informações
Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Exterior
© Kim Changmook

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira estratégia foi construir um pequeno volume muito próximo da rua mas ainda com presença. Para isso, definimos o lado voltado para a via como uma parede urbana que reage à cidade. A segunda foi romper com a estrutura central simples e geral de uma edificação comercial e criar um tipo de circulação aberta, onde as características dos usuários do edifício são mostradas e a troca entre eles é possível.

Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Kim Changmook

A terceira foi o reflexo do desenho de portas e janelas que espelhavam as características da paisagem do local, excluindo as janelas do tipo vitrine que são aplicadas inconscientemente para potencializar o efeito dos comércios. Essas são, portanto, as três estratégias utilizadas para compor o projeto. O edifício forma uma PAREDE URBANA arredondada como limite primário, seguindo a forma do terreno. Essa PAREDE URBANA é o que diferencia a via frontal da parte de trás do terreno, e essa parede de tijolos de textura pesada, vista da rua, responde à cidade de maneira mais coerente.

Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Interiores
© Kim Changmook
Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Imagem 18 de 32
Planta - Térreo
Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Kim Changmook

Por outro lado, as escadas exteriores, corredores, hall de entrada e outros espaços necessários são tratados com paredes rebocadas e aderidos à PAREDE URBANA de forma aberta na parte posterior do edifício, projetados para estarem visualmente conectados aos volumes existentes sem serem heterogêneos.

Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Kim Changmook

Uma escada externa foi instalada envolvendo o pátio interno do primeiro ao quinto andar, eliminando a forma fechada usual de núcleo de um edifício comercial. A escada externa deste edifício é o requisito de projeto mais importante, as pessoas podem facilmente se aproximar das escadas pela rua e, com isso, elas estão naturalmente conectadas à entrada frontal de cada um dos andares superiores sem um hall de entrada com todas as vistas abertas para o exterior.

Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Kim Changmook

Este lugar estará repleto de pessoas que passam, ficam, vêem e conversam, e se tornará um espaço que inclui as vidas mais mundanas. As janelas, cada uma de diferentes tamanhos e formas, foram criadas através da análise dos atributos das paisagens circundantes, e dispostas de forma única considerando as vistas distantes e próximas da cidade. Espera-se, assim, que os usuários evidenciem os valores do cotidiano emoldurados em um cenário construído.

Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Imagem 29 de 32
Elevação 01

Com o tempo, dependendo do estilo de vida dos usuários, as molduras dessas portas e janelas serão preenchidas com cortinas, persianas, iluminações ou frases publicitárias, etc., materializando personalidades diferentes, e o significado do edifício visto de fora continuará mudando. 

Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects - Fotografia de Interiores
© Kim Changmook

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1326, Dongseo-daero, Jung-gu, Daejeon, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório de Arquitetura Chuwonjae / Yeha Partners Architects" [Chuwonjae Architecture Office / Yeha Partners Architects] 12 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961489/escritorio-de-arquitetura-chuwonjae-yeha-partners-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.