Habitação Fundamental / República Portátil

Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de ExteriorHabitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Interiores, FachadaHabitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Interiores, MadeiraHabitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de ExteriorHabitação Fundamental / República Portátil - Mais Imagens+ 15

Maule, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Colaboradores: Camila Constanza Sánchez Rain, Karla Belén Regner Berríos, Dominique Kovacevic Vera, Renata Caterina Dapelo Valenzuela, Felipe Andrés Lavín Maulén, Matías Antonio Rojas Becerra, Paul Sanxi Giroux Bravo, Juan Esteban Soto Faundez, Camilo Aravena
  • Cidade: Maule
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na costa chilena da cidade de Pelluhue fica o surf camp “Puntas del Maule”. O local, situado em plena costa da região, caracteriza-se pela grande variedade de cristas terrestres, que deságuam no mar frente às ondas que vêm do Oceano Pacífico. Esta condição cria uma paisagem de falésias íngremes, vegetação exuberante e ondas de reconhecimento internacional, atraindo surfistas de todo o mundo.

Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Exterior
© Gino Zavala

Neste contexto e em conjunto com os proprietários deste espaço, decidimos instalar no complexo turístico “Puntas del Maule”, o protótipo, que chamamos Habitação Fundamental (na sua segunda iteração). Um modelo teste, dedicado a curtas estadias. Esta aliança, por um lado, resolve uma necessidade de expansão do surf camp e, por outro, permite testar diretamente os efeitos do vento constante e dos elevados níveis de umidade, que o protótipo da Habitação Fundamental pode enfrentar. Desta vez, com uma nova pele de isolamento térmico e uma base de estacas que separam o volume do solo.

Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Exterior
© Gino Zavala
Habitação Fundamental / República Portátil - Imagem 17 de 20
Isométrica
Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Interiores, Madeira
© Gino Zavala
Habitação Fundamental / República Portátil - Imagem 20 de 20
Vista Explodida
Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Interiores, Escada
© Gino Zavala

Cada uma das faces do abrigo foi projetada com base em painéis pré-fabricados, compostos por um total de 21 elementos modulados: 6 para cobertura, 3 para piso, 8 para estacas e 4 frontais. Reduzido para um volume de cerca de 3 x 1,5 x 2 m, o protótipo permite o traslado em um caminhão pequeno, com tempo de montagem de 2 dias e meio.

Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Exterior
© Gino Zavala
Habitação Fundamental / República Portátil - Imagem 19 de 20
Implantação
Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Interiores, Fachada
© Gino Zavala

Os painéis foram definidos com base no isolamento térmico. Desta forma, correspondem a uma câmara forrada em tecido impermeável emborrachado, com ripas de 12 cm de espessura, instaladas em cada um dos painéis de madeira, que compõem os planos inclinados e a estrutura horizontal do abrigo. Para as faces que compõem as paredes frontais com as entradas de luz, foi pensado um isolamento térmico, que consiste em uma câmara dupla de policarbonato alveolar, conservando uma câmara de ar entre elas. No centro deste painel foi alocada uma janela triangular feita com o mesmo princípio, duas camadas de acrílico de 3 mm que compõem uma câmara de ar de 6 cm de espessura. Concebidas sob a mesma lógica de elementos pré-fabricados, foram incorporadas às oito estacas que levantam a cabine, constituídas por quatro caixilhos tratados com a técnica de queima de superfície de madeira, conhecida como Shou Sugi Ban. Esta técnica de acabamento tradicional japonês, permite através da carbonização da superfície, um modelo de proteção contra agentes climáticos e biológicos, que danificam a madeira. A Habitação Fundamental é entendida como a unidade básica dentro de um sistema de módulos progressivos. Um modelo de vida reduzido para áreas isoladas de centros urbanos.

Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Exterior
© Gino Zavala
Habitação Fundamental / República Portátil - Fotografia de Exterior
© Gino Zavala

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Peuño bajo, Curanipe 5 Kms al Sur de Curanipe Pelluhue, Maule, Pelluhue, Maule, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Fundamental / República Portátil" [Habitación fundamental / República Portátil] 13 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961381/habitacao-fundamental-republica-portatil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.