Casa na Caniçada / Carvalho Araújo

Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de ExteriorCasa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de ExteriorCasa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de ExteriorCasa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa na Caniçada / Carvalho Araújo - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Carvalho Araújo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  242
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:NUDO
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de Exterior
© NUDO

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa na Caniçada localiza-se numa zona densamente arborizada junto à albufeira da Caniçada, em Vieira do Minho.

Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de Exterior
© NUDO

A volumetria do edifício existente no terreno foi o ponto de partida para a definição do novo volume composto por três pisos e onde se distribuí um programa tradicional de habitação unifamiliar. O programa mais íntimo encontra-se no piso mais elevado, enquanto que o programa social se distribui pelos dois restantes. No piso inferior a casa “abre-se” para o terreno, como um convite para usufruir da natureza circundante.

Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© NUDO
Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Imagem 13 de 16
Piso 0
Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© NUDO

Mas é no piso intermédio que a casa assume maior expressão, através de duas grandes aberturas em fachadas opostas - uma assegura a entrada para a habitação e a outra “emoldura” a paisagem voltada para a albufeira. No seu conjunto, asseguram uma maior sensação de continuidade entre o exterior e o interior e a permeabilidade visual entre o percurso de chegada - através da encosta densamente arborizada - e a albufeira da Caniçada.

Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Imagem 14 de 16
Piso 1

Ao nível do espaço exterior, a intervenção foi minimizada de forma a preservar a densidade da vegetação, garantindo a sensação de resguardo e protecção conferida pela envolvente natural do terreno.

Casa na Caniçada / Carvalho Araújo - Fotografia de Exterior
© NUDO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Caniçada / Carvalho Araújo" 25 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961361/casa-na-canicada-carvalho-araujo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.