Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Interiores, Sala de EstarEdifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: IDEIA1
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18417
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roberta Gewehr
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcont, Alusistem, Cecrisa, GRAPHISOFT, Magecolor, Perfilor, Portobello, Sherwin-Williams
  • Arquitetos Responsáveis: Cristina Martins, Gabriel Grandó, Marcos Laurino
  • Equipe De Projeto: Camila Sanvitto, Christine Beck. Angélica Crusius, André Landini, Paula Fontana, Tamara Santos, Luis H. Villanova, Luis Rocha, Diego Lopes, Leonardo Neumann, Lucas Gomes, Rafael Marques
  • Consultores Colaboradores: Marcelo Porfiro, Mima Feltrin, Ricardo Curti, Juliana Moroishi, Amanda Lauxen
  • Clientes: Idealiza Verticais
  • Urbanismo: Idealiza Urbanismo
  • Engenharia: Vantec
  • Paisagismo: Ideia1
  • Interiores: Ideia1
  • Cidade: Pelotas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roberta Gewehr

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte de um masterplan para um novo bairro em execução na cidade de Pelotas, o briefing do cliente foi criar um complexo de uso misto com micro unidades residenciais (Flow Live), uma torre comercial (Flow Work) e um centro de inovação (Distrito Makers) que pudesse ser alugado por empresas locais e start-ups. A partir do briefing, a composição surgiu como três edificações diferentes, que podem ser vistas como independentes, mas que atuam como um complexo urbano.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Interiores
© Roberta Gewehr

O Flow Live é primeiro dos três a ser concluído e é um edifício de pequenos estúdios em um lote de frente para o parque. A primeira questão levantada diz respeito à ambiência dos apartamento de metragem reduzida versus uma grande área de parque em frente ao terreno. A menor divisa faz frente à rua, dirigindo o visual da maioria das unidades para o interior da quadra.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Roberta Gewehr
Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Imagem 26 de 30
Corte AA
Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Roberta Gewehr

Tentando diminuir este impacto é proposto um corte no volume a partir do 3º pavimento onde o edifício vai crescendo para trás do lote e no nível da rua sua grande massa não é percebida pelo pedestre. Esta tomada de decisão gerou uma volumetria única ao edifício e que faz sentido em seu contexto. Com este gesto foram criados mais apartamentos de cobertura, todos com terraços voltados para o parque, quase como se a natureza invadisse o espaço interno do edifício.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Interiores, Janela, Pilar, Viga
© Roberta Gewehr

Os apartamentos gerados a partir da inclinação da cobertura criaram uma ambiência interna única. Num edifício onde a maior parte dos produtos são apartamentos compactos, a tridimensionalidade do pé-direito duplo amplia o ambiente e traz a sensação de se estar em uma casa.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roberta Gewehr

Fruto de uma arquitetura total, onde pudemos trabalhar conceituação, arquitetura, interiores e paisagismo o projeto demonstra uma grande coerência conceitual e arquitetônica. No acesso, um grande jardim aberto compartilha espaço com o pilotis de entrada, fazendo com que o parque chegue até a soleira do edifício. A escolha das mesmas espécies utilizadas no parque garante a harmonia e integração entre as áreas verdes.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roberta Gewehr

No quarto pavimento, o terraço condominial possui pérgola em concreto aparente com espécies trepadeiras, o crescimento da vegetação juntamente com o desgaste do concreto criarão um agradável terraço sombreado. Além da pérgola, pés de tangerina se alinham ao fundo do terraço criando uma atmosfera digna de pátio de casa.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Viga, Cadeira
© Roberta Gewehr

O pilotis com colunas em V, clara referência ao modernismo brasileiro, contrastam com o painel ripado ao fundo, projetado com softwares paramétricos e cortado a laser. Para as áreas condominiais, prevalecem os tons de preto e branco contrastando com tons de madeira e concreto. No hall de acesso uma luminária lúdica explora a tridimensionalidade do pé direito duplo e acompanha uma pintura feita exclusivamente para o empreendimento.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Roberta Gewehr
Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Imagem 24 de 30
Planta - 2° pavimento
Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roberta Gewehr

Nos pavimentos tipo, um pequeno lounge com pé direito duplo serve de estar informal em frente aos elevadores além de trazer iluminação natural para a circulação. Ao lado das portas dos apartamentos, nichos para bicicletas otimizam o espaço e criam dinamismo para a circulação.

Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roberta Gewehr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pelotas - Princesa, Pelotas - Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Residencial Flow Live / IDEIA1" 10 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961251/edificio-residencial-flow-live-ideia1> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.