Casa em Hoi An / lequang-architects

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de InterioresCasa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em Hoi An / lequang-architects - Mais Imagens+ 23

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Chimnon studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado próximo ao rio em uma paisagem agrícola típica na antiga cidade de Hoi An, província de Quang Nam, Vietnã. A cliente - Dona Giang - é especialista em meio ambiente e pensava na casa como um espaço que se mistura com a vegetação local. Além disso, seu requerimento incluía um espaço com bastante tranquilidade para seu filho que precisa de certa condição e atenção especial em seu crescimento.

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Chimnon studio
Casa em Hoi An / lequang-architects - Imagem 26 de 28
Planta - Térreo
Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores
© Chimnon studio

Esta não é apenas uma pequena casa para quatro pessoas viverem, é também um local onde os pássaros, as aranhas ou os insetos se refugiam na folhagem. Além disso, é um minicentro comunitário onde a anfitriã trabalha com seu grupo de ativistas ambientais e se reúne com vizinhos para construir laços comunitários, um dos motivos que a fez se mudar de Saigon - uma cidade com 12 milhões de pessoas - para esta vila rural.

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Porta
© Chimnon studio
Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores
© Chimnon studio

Esses fragmentos de esperança surgem como uma condição ideal para criarmos uma organização com sobreposição na ocupação do espaço. A casa, na minha visão, é um volume tradicional da antiga cidade de Hoi An, mas enrolado como uma concha de caracol. Também é construído com materiais locais a um custo muito acessível.

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores
© Chimnon studio

Os espaços do térreo são elevados, juntamente com um grande jardim, se estendendo sobre ele. Parecem volumes funcionais situados em um jardim, em vez de um jardim situado em uma casa. Por exemplo, na sala de jantar, o piso é também um grande banco colocado no jardim, onde os moradores se reúnem convidando os vizinhos a conversar em meio a vegetação. Assim como a escrita, o projeto é uma organização de objetos distintos mas que, quando estão lado a lado, encontram seu significado.

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Chimnon studio

‘Estrutura’ da casa é uma palavra que tem dois significados. Em primeiro lugar, é a combinação e os mecanismos motores das diferentes partes que constituem o todo, como a sua organização em concha de caracol, que resiste às inundações. Em segundo lugar, é a combinação das relações entre os elementos dentro da casa e os fatores fora dela (por exemplo, sua estrutura social com a paisagem agrícola). Esta casa cria, portanto, dois tipos de estruturas.

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Chimnon studio

Obviamente, com a estrutura de aço pré-fabricada encostada nas grossas paredes do andar térreo, as pessoas podem entender a estrutura exposta da casa, mas a estratégia apela também para a expressão visual. Além disso, internamente, as atividades são incentivadas a ocorrer em diferentes cenários, que criam diferentes limites de espaço. Graças a isso, a forma do espaço muda, promove a atividade das pessoas e dos vizinhos criando uma mistura de espaços que se fundem e formam a casa completa.

Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Chimnon studio
Casa em Hoi An / lequang-architects - Fotografia de Exterior
© Chimnon studio

Para compartilhar mais sobre a estrutura, acho que a forma retangular dentro do perímetro distorcido do terreno se tornou o foco da atenção visual e orienta o usuário. Quando penso em como capturar aquele momento, vejo como elementos encadeados ao redor desse retângulo formam uma entidade viva. A casa é como uma árvore, ela cria diferentes vãos, diferentes tons, ela se torna bonita não só pelas partes expostas ao sol, mas também pelas partes que desaparecem na escuridão. A 'estrutura' se torna 'arquitetura'.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Hoi An / lequang-architects" [A House in Hoi An / lequang-architects] 08 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961244/casa-em-hoi-an-lequang-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.