Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaCentro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: IDEIA1
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roberta Gewehr
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcont Alumínio, Alusistem, Cecrisa, Metalbovi, Perfilor, Sherwin-Williams
  • Arquitetos Responsáveis: Cristina Martins, Gabriel Grandó, Marcos Laurino
  • Equipe De Projeto: Camila Sanvitto, Christine Beck. Angélica Crusius, André Landini, Paula Fontana, Tamara Santos, Luis H. Villanova, Luis Rocha, Diego Lopes, Leonardo Neumann, Lucas Gomes, Rafael Marques
  • Urbanismo: Idealiza Urbanismo
  • Colaboradores: Marcelo Porfiro, Mima Feltrin, Ricardo Curti, Juliana Moroishi, Amanda Lauxen
  • Engenharia: Vantec
  • Projeto Elétrico E Hidrossanitário: ArquiDR
  • Paisagismo: Ideia1
  • Sinalética: NAV
  • Cidade: Pelotas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roberta Gewehr

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Una é o mais novo empreendimento da cidade de Pelotas, RS. Os desenvolvedores possuíam experiência na construção de condomínios fechados e buscaram criar um novo produto com uma nova abordagem para a cidade. Após uma longa pesquisa sobre o novo urbanismo e vitalidade urbana, surgiu a ideia de construir o Parque Una, um bairro planejado e aberto, a cerca de 10 minutos do centro da cidade de Pelotas, em uma zona responsável pela expansão da cidade.

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Roberta Gewehr

O briefing do cliente foi criar um centro de inovação (Una Makers) que pudesse ser alugado por empresas locais e start-ups.

 O centro de inovação Una Makers, uma construção baixa, ocupa a esquina do local e garante a escala humana para a rua, criando um térreo permeável na principal avenida do bairro. A composição quebra a forma em pequenas caixas delicadamente empilhadas sobre lajes de concreto aparente. Ele possui funções independentes dentro do complexo e foi projetado para ser alugado para startups locais e empresas criativas.

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Roberta Gewehr

Um laboratório de fabricação ocupa o térreo e é administrado por uma companhia de inovação. As janelas do chão ao teto incentivam o uso dos jardins da frente para experimentação, eventos e tem como objetivo conectar a comunidade aos usos do edifício.

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roberta Gewehr

Um espaço de trabalho ocupa parte do térreo e parte do segundo andar. Os outros quatro espaços de escritórios serão alugados para diferentes empresas locais. No terceiro andar, foi criado um terraço comum com o objetivo de minimizar a altura do edifício na elevação da rua e também como um nó social para o Centro de Inovação. Este terraço, além de ser um espaço para socializar e apreciar vistas, pode ser facilmente configurado para manter uma conversa ao ar livre, uma tela de projeção ou até mesmo uma festa.

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Interiores, Mesa, Corrimão
© Roberta Gewehr
Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Interiores, Fachada
© Roberta Gewehr

As escadas abertas são a principal característica da fachada e atuam como a materialização do objetivo do edifício: abrir-se à comunidade, para ser visível e transparente. Esse centro de inovação tem o papel importante de ativar não apenas a fachada do bloco, mas também todo o novo bairro.

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roberta Gewehr
Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Imagem 22 de 25
Diagrama 02
Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roberta Gewehr

Os acabamentos escolhidos ajudam a criar um ambiente urbano e olhar contemporâneo para as fachadas complexas. Acabamentos em cinza metálico contrastam com paredes brancas nos pisos superiores, enquanto acabamentos naturais, como concreto aparente e madeira são usados no térreo.

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roberta Gewehr

Os cabos tencionados geram uma escultura logo no acesso e criam um jogo interessante de luz e sombra no prédio. Como elas são a principal característica da fachada fizemos com que o fluxo de transeuntes dentro das circulações abertas criassem um edifício em movimento. 

Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roberta Gewehr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pelotas - Princesa, Pelotas - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Inovação Una Makers / IDEIA1" 07 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961241/centro-de-inovacao-una-makers-ideia1> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.