Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten

Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de InterioresTribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, EscadaTribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de ExteriorTribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior, FachadaTribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Mais Imagens+ 63

  • Arquitetos: KAAN Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  COwerk, Inteco, Maars Living Wall, Smeulders Interieurgroep, Smits Gemert, Staalkojzin, Verwol Interieur Realisatie
  • Projeto De Cobertura: Kiwa BDA
  • Consultor Estrutura Metálica: Saint-Gobain Gyproc
  • Paisagismo: Simona Serafino Landscape Architect
  • Engenheiro Estrutural: ABT Velp
  • Consultor Fachada: TGM
  • Cidade: Amsterdam
Mais informaçõesMenos informações
Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo distinto e acolhedor edifício do tribunal de Amsterdã começou a operar, substituindo o antigo complexo em Parnassusweg, Amsterdã. As primeiras sessões aconteceram na segunda-feira, 3 de maio. Este edifício cintilante e funcional foi projetado e construído pelo consórcio NACH (New Amsterdam Court House) a pedido da Agência Imobiliária do Governo Central, no bairro Zuidas. O tribunal de Amsterdã, com 50 salas de tribunais diferentes, mais de 1.000 funcionários, incluindo 200 juízes e 140.000 veredictos por ano, é de longe o maior dos 11 tribunais da Holanda.

Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra FG+SG

NACH é um consórcio envolvendo Macquarie Capital, ABT, DVP, KAAN Architecten, Heijmans e Facilicom. O governo e o NACH firmaram uma parceria público-privada (PPP) para este tribunal. O PPP supervisionou o financiamento e a construção do edifício e firmou um compromisso de 30 anos de manutenção e gestão da propriedade - ou serviços de apoio para o tribunal - a ser realizado pela Heijmans e Facilicom. Trata-se de uma ambiciosa variedade de serviços, como o restaurante interno, que tem como valor central a vida saudável; a gestão de instalações, que permite o acompanhamento dos espaços de trabalho disponíveis - em tempo real no dia a dia - desde salas de estudo a salas de reuniões; as necessidades de limpeza do prédio, que são monitoradas digitalmente para acompanhar diretamente o uso.

Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Escada
© Fernando Guerra FG+SG
Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Imagem 48 de 68
Planta Pavimento Térreo
Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra FG+SG

O projeto arquitetônico de KAAN Architecten, um dos iniciadores do consórcio, foi baseado no princípio de que em um estado regido pelo Estado de Direito, a jurisprudência é um assunto público entrelaçado na trama da vida cotidiana. O edifício de 50 metros de altura é aberto e despretensioso por natureza. Grandes janelas na metade inferior do edifício permitem vistas da rua para o interior. Os espaçosos foyers ao redor dos tribunais oferecem espaço para visitantes (800 a 1000 por dia), advogados vestidos com túnicas com seus clientes, repórteres, réus e outros. Sempre há uma vista da cidade a partir do próprio edifício. O hall central com escadas rolantes ao lado de um jardim fechado e os pavimentos das salas de tribunais se abrem para um mar de espaço e luz.

Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra FG+SG

O novo tribunal é uma expressão de arquitetura funcional confortável. A planta do edifício é bem pensada. Os arquitetos reuniram e sobrepuseram os espaços que precisam funcionar juntos e separaram aqueles que deveriam permanecer separados - como as rotas que juízes, detentos e visitantes fazem pelo prédio. A estreita colaboração entre arquitetos, consultores para construção, manutenção, instalações, segurança (incluindo segurança contra incêndio), empreiteiros e fornecedores produziu um edifício prático e ecologicamente correto, virtualmente neutro em energia e preparado para o futuro, através de sua extrema flexibilidade. Funcionários e visitantes são recebidos em um ambiente inspirador, confortável e seguro, construído com materiais sólidos que envelhecem lindamente.

Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Fachada
© Fernando Guerra FG+SG
Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra FG+SG
Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fernando Guerra FG+SG

Onde o edifício e a cidade se fundem, a entrada é mobiliada com uma praça voltado para a face sul, com a dimensão de um meio-campo de futebol. Esta praça ocupa, na verdade, um quarto do lote do tribunal, revestida com o mesmo piso cinza claro que o interior e com a mesma linguagem do mobiliário. A elegante marquise sobre a entrada se estende por igual no espaço interno, unindo os dois ambientes. A praça é um espaço público e faz um gesto para a cidade. Uma rampa baixa minimiza qualquer sensação de obstrução entre a cidade, a praça e o tribunal, embora a estrutura seja ligeiramente elevada para segurança (contra colisões). Em um lado da praça foram plantadas árvores que florescem, dando não apenas aos funcionários e visitantes do tribunal um lugar para relaxar, mas a todos a qualquer hora do dia.

Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra FG+SG
Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Imagem 53 de 68
Corte
Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra FG+SG

Ao lado do espelho d'água da praça foi alocada uma grande e intrigante obra de arte da artista Nicole Eisenman, intitulada "Amor ou generosidade". Com mais de 5 metros de altura, a figura usa botas de caminhada e simboliza o ato de resguardar. A figura está vestida com roupas casuais contemporâneas e se inclina para a frente com símbolos que representam sabedoria, força, paciência, progresso e coragem. Uma pequena coruja e uma flecha, que representam a resiliência da sociedade, parecem ter acabado de ser capturadas na praça.

Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parnassusweg 280, 1076 AV Amsterdam, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tribunal de Amsterdã / KAAN Architecten" [Courthouse Amsterdam / KAAN Architecten] 08 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961219/tribunal-de-amsterda-kaan-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.