Curso de Extensão - Infraestrutura Verde - SbN para a Gestão das Águas Urbanas

Infraestrutura Verde - Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão de Águas Urbanas
Curso de Extensão EAD - Universidade Livre Oswaldo Cruz

Através de conteúdos teóricos, diretrizes técnicas e um exercício prático, o curso tem como objetivo fundamentar as bases que habilitarão os estudantes e profissionais para o desenvolvimento de projetos de Infraestrutura Verde.

Infraestrutura Verde é um método de planejamento e projeto paisagístico que se fundamenta na criação de uma rede de paisagens multifuncionais verde-azuis (vegetação e sistema hídrico) composta de paisagens naturais e espaços tratados com Soluções Baseadas na Natureza (SbN) como jardins de chuva e wetlands construídos que aperfeiçoam a infraestrutura existente adaptando-a aos processos da natureza em prol dos Serviços Ecossistêmicos.

Inspiradas e apoiadas pelos processos naturais, as SbN são consideradas emergentes para o manejo das águas em termos de disponibilidade, qualidade, controle de riscos e segurança hídrica, se aplicadas a partir de uma rede de Infraestrutura Verde. As SbN envolvem ações de conservação e de reabilitação dos ecossistemas e ações de tratamento paisagístico para favorecimento ou simulação dos processos naturais em paisagens artificiais ou modificadas. Sua aplicação é diversa e atende diversos contextos (urbano e rural) e escalas de projeto, podendo ser aplicadas a partir da microescala, por exemplo um canteiro pluvial ou jardim de chuva, à macro, em nível de paisagem, abrangendo a bacia hidrográfica a partir de um sistema de infraestrutura verde

**Programa do curso

Módulo 1 - Urbanização e impactos sobre os recursos hídricos
Conteúdos abordados no presente módulo:
1- Serviços Ecossistêmicos.
2- Problemáticas ambientais urbanas sob a perspectiva da gestão das águas:
3- Vegetação e qualidade das águas.
4- Introdução à fitorremediação.
5- Alagados construídos (wetlands).

Módulo 2 - Fundamentos da Infraestrutura Verde
Conteúdos abordados no presente módulo:
1- Fundamentos da Infraestrutura Verde:
• Conceito paisagem, movimento ambientalista e novas formas de pensar o projeto e planejamento urbano;
2- Gestão das águas por meio de Soluções Baseadas na Natureza – SbN.
3- Projetos de Infraestrutura Verde: Cases de sucesso.
4- Orientações e diretrizes para o exercício prático.

Módulo 3 – Projeto e seleção botânica: biovaleta, jardim de chuva, canteiro pluvial e bacia de infiltração vegetada.
Conteúdos abordados no presente módulo:
1- Projeto e seleção botânica de biovaleta, jardim de chuva, canteiro pluvial e bacia de infiltração vegetada:
2- Orientações técnicas para manutenção, inspeção e acompanhamento das SbN: biovaleta, jardim de chuva, canteiro pluvial e bacia de infiltração vegetada.
3- Indicação de espécies botânicas para biovaleta, jardim de chuva, canteiro pluvial e bacia de infiltração vegetada.

Módulo 4 – Métodos para cálculos: capacidade de detenção e volume para melhoria da qualidade das águas
Conteúdos abordados no presente módulo:
1- Capacidade de detenção:
2- Capacidade de detenção superficial para SbN com inclinação.
3- Método de Schueler: Volume para melhoria da qualidade das águas pluviais (WQV).
4- Entrega do exercício prático e discussão em grupo sobre os trabalhos.

**Forma de aplicação

- O curso é ministrado através da plataforma da Universidade Livre Oswaldo Cruz.
- A cada módulo de 8 horas é realizada uma aula on-line interativa de 1h:30m (em média), com presença obrigatória.
- As aulas on-line interativas são realizadas pela ferramenta Microsoft Teams, oferecida gratuitamente pela Universidade Livre Oswaldo Cruz.
- As aulas on-line têm datas e horários pré-definidos.
- Ao comprar o curso, o aluno receberá seu login e senha para acesso às plataformas e também poderá utilizar todos os recursos do Microsoft Office 365 enquanto estiver fazendo seu curso.

**Material Didático

-Todo o material didático pode ser baixado através da área do aluno na página do curso em: www.unilivreoswaldocruz.com.br.

**Requisitos técnicos para acesso ao curso :

- Internet mínima: 4 MB de velocidade.
- Desktop, notebook com webcam ou smartphone.

**Investimento
- 4x de R$ 95,00 no cartão.

**Professora Maitê Bueno Pinheiro

Mestra em Ciências da Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Especialista em Química Ambiental (FOC), Bacharel em Ciências Biológicas (UNINOVE) e Artista. Possui formação acadêmica e profissional interdisciplinar e multicultural. Atua como consultora especialista em Projetos de Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza (SbN) pelo coletivo UrbAmbiental desde 2017 e é professora universitária desde 2018. Atualmente é docente no Instituto de Pós Graduação & Graduação (IPOG) e na Universidade Livre das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), e atua como comunicadora social na Phytorestore. Realizou estágio de Pesquisa na Universidade Humboldt de Berlim (2016) e na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (2010-2012).

**Depoimento da ex-aluna Camila Oliveira, arquiteta e urbanista.

"Sou pesquisadora da área de Patrimônio Natural e ao mesmo tempo já trabalhei com projetos de parques lineares, mas o curso de SbN me trouxe outra perspectiva sobre a natureza na cidade, que não se opõe às minhas pesquisas e experiências anteriores, mas complementa e, sobretudo, amplia a visão, o potencial e as possibilidades na minha área de projeto e de planejamento urbano. Atualmente sou analista de projetos no ICLEI - Governos Locais para Sustentabilidade - e o curso me proporcionou uma formação e um conhecimento mais robusto para lidar com a demanda do dia a dia. Os conceitos apresentados me levaram a compreender os projetos de parques lineares não apenas como espaços de lazer, mas como fornecedores de serviços ecossistêmicos a favor do meio ambiente equilibrado, da conservação da fauna e da flora e da qualidade de vida urbana".

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso de Extensão - Infraestrutura Verde - SbN para a Gestão das Águas Urbanas" 28 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960842/curso-de-extensao-infraestrutura-verde-sbn-para-a-gestao-das-aguas-urbanas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.