Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorBiblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de InterioresBiblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de InterioresBiblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraBiblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 50

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1786
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Artalum, Deca, Fernando Jaeger, Iguzzinni, Novidario, Ovo, Paulo Alves, Pertech, REFAX, REKA, Riccó, Securit, Veda
  • Arquitetos Responsáveis: Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa, Renata Andrulis
  • Coordenadores Projeto: Izabel Sigaud; Eduardo Miller
  • Equipe De Projeto: Raphael Souza, Fernanda Mangini, Murilo Zidan, Daniel Zahoul, Fernanda Carlovich, Guilherme Torres
  • Engenharia: Ycon Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso para o projeto da nova biblioteca do Colégio Santa Cruz, uma escola de grande relevância para a cidade de São Paulo, surgiu ao longo do processo de modernização e reestruturação do seu campus, cujo objetivo era rever e discutir a relação dos espaços arquitetônicos com as novas práticas pedagógicas. A biblioteca original, implantada no centro do colégio, não correspondia mais às demandas atuais da comunidade, por conta de suas limitações espaciais internas e a pouca integração com a generosa área livre ao redor.

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© André Scarpa

As instalações do colégio, que abrigam alunos da educação infantil até o ensino médio, estão distribuídas por um vasto campus, amplamente arborizado, em edificações de baixo gabarito, com no máximo dez metros de altura. Há um eixo central, ligando as duas principais ruas de acesso, que organiza o conjunto. No centro deste eixo, junto à praça que congrega os seus principais edifícios, está a biblioteca.

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© André Scarpa
Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 53 de 55
Planta Baixa Térreo

Nosso projeto mantém a posição do novo edifício no campus, mas transforma totalmente sua relação com o entorno. Optamos por suspender o volume principal da biblioteca, criando uma arena central e amplas varandas integradas à praça e aos jardins do colégio. O gesto é claro: a biblioteca, hoje, deve funcionar como ponto de encontro e reunião da comunidade escolar, verdadeiro centro de convergência, tanto do ponto de vista físico-funcional, quanto do ponto de vista simbólico.

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© André Scarpa

Como consequência direta desta primeira decisão, alojamos as atividades mais reservadas da biblioteca neste volume generoso e elevado do solo. O volume superior se apresenta como um espaço livre, de pé direito duplo, amplo e flexível, apto a enfrentar a mutabilidade dos processos didáticos – uma característica especialmente importante em tempos de grandes transformações no modo de organizar e difundir informações.

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© André Scarpa

A envoltória do volume suspenso é composta por duas camadas. A interna, formada predominantemente por painéis de vidro, reforça a integração desejada com os jardins do colégio e garante luz natural abundante para o seu interior. A camada externa, composta por lâminas de alumínio perfuradas e tensionadas, funciona como mediadora, filtrando a luz e modulando a relação dos espaços internos com os externos.

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© André Scarpa
Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 52 de 55
Corte em Perspectiva

O núcleo de circulação e serviços tornou-se mais completo: foram previstas áreas técnicas, banheiros mais generosos e sala para equipamento de ar-condicionado de fácil acesso para manutenção em todos os andares. 

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© André Scarpa

O sistema construtivo é composto por um número reduzido de elementos industrializados. Sua estrutura parte de um grid simples, sem grandes vãos, o que permite, a um só tempo, que sua volumetria se mostre leve e que sua construção seja rápida e econômica. A superestrutura é mista, com perfis de aço e lajes-painéis de concreto pré-fabricadas; fechamentos com caixilhos de alumínio e vidro; divisórias internas de dry-wall e vidro; e acabamentos com componentes também industrializados.

Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Santa Cruz / Andrade Morettin Arquitetos Associados" 24 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960820/biblioteca-santa-cruz-andrade-morettin-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.