Escola Antoine de Ruffi / TAUTEM Architecture + bmc2 architectes

Escola Antoine de Ruffi / TAUTEM Architecture + bmc2 architectes

© Luc Boegly© Luc Boegly© Luc Boegly© Luc Boegly+ 49

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Luc Boegly
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: KEIM
  • Arquitetos Responsáveis:TAUTEM Architecture
  • Arquitetos Colaboradores:bmc2
  • Descontaminação Do Solo:Ekos
  • Agendamento E Coordenação:Alpha i Eco
  • Economia:Dicobat
  • Cidade:Marseille
  • País:França
Mais informaçõesMenos informações
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com 22 salas de aula e áreas comuns, este monólito apresenta geometria estrita e volumes espetaculares. Suas fachadas de concreto de cores claras são esculpidas, e os vãos dessa espessura formam uma grande escadaria do lado da cidade, criando o jogo de luz e sombra. Em contraste com a envolvente do edifício, os interiores são quentes e confortáveis graças ao uso de cores e madeira.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Um terreno notável. O grupo escolar Antoine de Ruffi ocupa um lugar estratégico entre a entrada do novo bairro Méditerranée e o seu “parque habitado” coordenado pelo urbanista Yves Lion. Sua localização oferece, por um lado, uma visão sobre o tecido suburbano em desenvolvimento, com armazéns, silos, fábricas de sabão, grandes conjuntos habitacionais da década de 1970 e o Maciço de l'Etoile. Na visão inversa, para o oeste, avista-se o porto e seus enormes navios, as torres de Zaha Hadid e Jean Nouvel, bem como o contínuo viaduto da rodovia.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Monólito esculpido. À primeira vista, este monólito combina solidez e mineralidade. A monumentalidade é a condição que garante a sua existência neste denso bairro onde estão previstos edifícios de apartamentos altos (até 17 pavimentos). Os arquitetos limitaram voluntariamente o número de componentes arquitetônicos e técnicos para garantir simplicidade e longevidade e para assegurar uma fácil manutenção. Construída em concreto “baixo carbono” de cor clara, entre o branco perolado e o bege da areia, a construção foi concretada no lugar e sem juntas. O trabalho árduo da “pele” produziu partes alternadas rugosas e superfícies lisas, mate e brilhantes e um jogo de luz e sombra.

© Luc Boegly
© Luc Boegly
Corte
Corte
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Desenho bioclimático: fachadas adaptadas à exposição. As fachadas desempenham um papel protetor. Com uma espessura de 100 cm, são o resultado de uma “parede dupla”, um processo de construção simultânea de dois véus de concreto entre os quais é inserida uma forma rígida de isolamento. Eles combinam desempenho térmico e solidez às duas fachadas minerais. Com sua espessura proporcionam ao interior vazios úteis para a instalação de depósitos, postos de trabalho e instalações. 

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Na altura das crianças. O desafio de projetar uma escola para crianças de 3 a 11 anos é garantir que elas gostem de ir à escola e que considerem o ambiente de aprendizagem tão acolhedor e protetor quanto se espera de tal instituição. A ergonomia, o conforto e a atenção em ter em conta a altura das crianças orientaram todo o trabalho de projeto até ao mais ínfimo pormenor.

© Luc Boegly
© Luc Boegly
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Interiores alegres e luminosos. Para criar surpresa e contrastar com a mineralidade do envoltório e sempre nesse estilo mediterrâneo, o interior é alegre e colorido. A suavidade das curvas e o uso da madeira possibilitaram este universo infantil, acolhedor e envolvente. Esta madeira, de origem biológica do lariço dos Alpes, foi utilizada com moderação, nas paredes principais forradas e envidraçadas entre as salas de aula e circulações e no mobiliário.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marseille, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Antoine de Ruffi / TAUTEM Architecture + bmc2 architectes" [Antoine de Ruffi School / TAUTEM Architecture + bmc2 architectes] 03 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960504/escola-antoine-de-ruffi-tautem-architecture-plus-bmc2-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.